Alunos de colégio em visita à Assembleia são surpreendidos com aulão do Enem no Plenário Alunos do Colégio SESI, da Cidade Industrial de Curitiba, acabaram acompanhando parte do aulão ministrado pelos professores do Grupo Eureka.

16/08/2017 15h55 | por Trajano Budola
Alunos do Colégio Sesi, de Curitiba, quando se depararam com o aulão no Plenário da Alep.

Alunos do Colégio Sesi, de Curitiba, quando se depararam com o aulão no Plenário da Alep.Créditos: Noemi Froes/Alep

Alunos do Colégio Sesi, de Curitiba, quando se depararam com o aulão no Plenário da Alep.

Um grupo de 38 alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio do Colégio SESI, unidade da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na capital paranaense, visitou a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na manhã desta quarta-feira (16) e foi surpreendido com o aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem, promovido no Plenário da Casa, com a participação de mais de 700 estudantes da rede estadual. A iniciativa, uma parceria do Poder Legislativo com o Grupo Eureka, no projeto “Assembleia no Enem”, chamou a atenção dos adolescentes, que já discutem política e civismo na própria escola.

A visita acompanhada começou pelo Plenarinho, com explicações sobre as ações dos deputados e o funcionamento do Poder Legislativo paranaense. Logo após os alunos do SESI seguiram ao Comitê de Imprensa, que fica nos fundos do Plenário, local onde justamente estava acontecendo o aulão. De acordo com o professor responsável pelo grupo visitante, Charles Frederik Kuhnen, os alunos mantêm um projeto de iniciação à vida pública na instituição, chamado “Hackers da Política”, que promove o debate e simula a atuação de partidos nas diferentes esferas de poder. “Eu acho muito interessante a abertura para o aulão, porque é gratuito e todos têm a oportunidade de participar. Quanto mais se prepararem nos estudos para o Enem, mais fácil fica”, afirmou.

Segundo Dante Henrique Neves Santos, aluno de 16 anos, do 2º ano do SESI, o engajamento do Poder Legislativo na preparação de estudantes para o Enem é muito interessante. “Um bom exemplo de quanto é importante termos esta iniciativa aqui dentro da Assembleia é a proximidade que ela promove com os Poderes do Estado. Se eu escolher fazer uma faculdade de Direito eu posso até trabalhar aqui no Legislativo, o que abre muito a minha linha de atuação”, afirmou o aluno, que pretende, a princípio, cursar Medicina.

A aluna Ana Clara Ferreira Euco, do 1º ano do Ensino Médio, já havia visitado a Assembleia anteriormente, mas nunca acompanhou o aulão do Enem. Ela também participa da oficina de política promovida pelo SESI e se envolve na distribuição dos estudantes nos partidos que simulam diferentes tendências. “Eu acho uma boa iniciativa esta ajuda aos alunos da rede estadual para a preparação ao Enem”, afirmou. Ana Clara pretende prestar vestibular dentro de dois anos para o curso de Artes Cênicas. “Não é exatamente na área da política, mas sempre tem alguma coisa a ver”, contou.

Para o estudante Thales dos Santos Dill, do 2º ano, a oportunidade de conhecer a Assembleia fortalece seu desejo de prestar vestibular para o curso de Direito. Ele contou que vai procurar as aulas preparatórias do Enem para ajudar na hora das provas. Para isso o “Assembleia no Enem” transmite as aulas no Plenário ao vivo pelo Facebook da Assembleia. No site da Alep também é possível assistir mais de 450 videoaulas com o conteúdo obrigatório de todas as disciplinas exigido nas provas.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação