Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia aprova estadualização de estrada que faz conexão com Coronel Domingos Soares

Deputados durante os trabalhos de Plenário.
Deputados durante os trabalhos de Plenário. Créditos: Nani Gois/Alep
O projeto de lei nº 460/12, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a estadualização da estrada que liga a sede de Coronel Domingos Soares, município localizado na região Sudoeste, à PR-449, foi aprovado em primeiro turno na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (8). Este projeto, oriundo da mensagem nº 057/2012, estabelece a estadualização de um trecho de 27,3 quilômetros, sendo 8,76 quilômetros pavimentados e 18,54 quilômetros não pavimentados.

De acordo com o governo, “justifica-se a escolha do referido trecho para ser incorporado à malha rodoviária estadual por se tratar da conexão mais direta da população residente no município de Coronel Domingos Soares com os serviços urbanos oferecidos pela cidade-polo de Palmas”. Informa ainda o Executivo que “a transferência para o poder público estadual propiciará condições de pavimentação do trecho de18,54 quilômetrosde conservação e manutenção constantes de todo o segmento, oferecendo à população local a garantia de trafegabilidade com segurança e rapidez”. Outro aspecto destacado pelo governo é o fato da pavimentação acarretar maior incentivo à instalação de indústrias, bem como melhorias no escoamento agrícola, possibilitando ao Executivo desenvolver ações que garantam avanços nos indicadores econômicos e sociais da região.

Pauta
- Nesta sessão – a 81ª do ano – os deputados aprovaram ainda outros cinco projetos e mais cinco indicações parlamentares. Em primeiro turno passou o projeto de lei nº 278/11, do deputado Dr. Batista (PMN), que denomina de Said Felício Ferreira o Hospital Universitário de Maringá; e a proposição de nº 204/12, do deputado Tadeu Veneri (PT), que institui o dia 21 de setembro como o Dia dos Trabalhadores do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados.

Igualmente em primeira discussão os parlamentares aprovaram o projeto nº 314/12, do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), que concede o título de Cidadão Benemérito ao Pastor Advanir Alves Ferreira. Outra matéria que passou nesta sessão foi a proposição nº 462/12, do Poder Executivo. A proposição autoriza o governo a efetuar a cessão de uso de imóvel ao Centro de Convivência Arte & Vida do município de Arapongas. Já em segunda discussão foi aprovado o projeto nº 308/12, do deputado Fernando Scanavaca (PDT), declarando de utilidade pública o Centro de Apoio e Integração Social Bem Viver, com sede e foro na cidade de Umuarama.
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação