Assembleia aprova estadualização de estrada que faz conexão com Coronel Domingos Soares

08/10/2012 16h44 | por Nádia Fontana
Deputados durante os trabalhos de Plenário.

Deputados durante os trabalhos de Plenário.Créditos: Nani Gois/Alep

Deputados durante os trabalhos de Plenário.
O projeto de lei nº 460/12, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a estadualização da estrada que liga a sede de Coronel Domingos Soares, município localizado na região Sudoeste, à PR-449, foi aprovado em primeiro turno na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (8). Este projeto, oriundo da mensagem nº 057/2012, estabelece a estadualização de um trecho de 27,3 quilômetros, sendo 8,76 quilômetros pavimentados e 18,54 quilômetros não pavimentados.

De acordo com o governo, “justifica-se a escolha do referido trecho para ser incorporado à malha rodoviária estadual por se tratar da conexão mais direta da população residente no município de Coronel Domingos Soares com os serviços urbanos oferecidos pela cidade-polo de Palmas”. Informa ainda o Executivo que “a transferência para o poder público estadual propiciará condições de pavimentação do trecho de18,54 quilômetrosde conservação e manutenção constantes de todo o segmento, oferecendo à população local a garantia de trafegabilidade com segurança e rapidez”. Outro aspecto destacado pelo governo é o fato da pavimentação acarretar maior incentivo à instalação de indústrias, bem como melhorias no escoamento agrícola, possibilitando ao Executivo desenvolver ações que garantam avanços nos indicadores econômicos e sociais da região.

Pauta
- Nesta sessão – a 81ª do ano – os deputados aprovaram ainda outros cinco projetos e mais cinco indicações parlamentares. Em primeiro turno passou o projeto de lei nº 278/11, do deputado Dr. Batista (PMN), que denomina de Said Felício Ferreira o Hospital Universitário de Maringá; e a proposição de nº 204/12, do deputado Tadeu Veneri (PT), que institui o dia 21 de setembro como o Dia dos Trabalhadores do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados.

Igualmente em primeira discussão os parlamentares aprovaram o projeto nº 314/12, do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), que concede o título de Cidadão Benemérito ao Pastor Advanir Alves Ferreira. Outra matéria que passou nesta sessão foi a proposição nº 462/12, do Poder Executivo. A proposição autoriza o governo a efetuar a cessão de uso de imóvel ao Centro de Convivência Arte & Vida do município de Arapongas. Já em segunda discussão foi aprovado o projeto nº 308/12, do deputado Fernando Scanavaca (PDT), declarando de utilidade pública o Centro de Apoio e Integração Social Bem Viver, com sede e foro na cidade de Umuarama.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação