Assembleia entrega prêmio "Orirerê - Cabeças Iluminadas"

20/11/2012 16h06 | por Nádia Fontana
Premiação “Orirerê – Cabeças Iluminadas”.

Premiação “Orirerê – Cabeças Iluminadas”.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Premiação “Orirerê – Cabeças Iluminadas”.
A Assembleia Legislativa promoveu sessão solene na manhã desta terça-feira (20), com apoio do Centro Cultural Humaitá, para fazer a entrega da premiação “Orirerê – Cabeças Iluminadas”, a educadores e educandos que se destacaram com o desenvolvimento de projetos voltados para a valorização da cultura afro-brasileira e africana no estado. Também foram iniciadas com a solenidade as comemoração alusivas aos dez anos de sanção da Lei estadual 10.639/03, que determina o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas salas de aula do Paraná. O evento atendeu a uma proposição do deputado Professor Lemos (PT).

Durante a cerimônia, que assinalou também a passagem do Dia Nacional da Consciência Negra, Lemos anunciou que pretende apresentar um projeto de lei instituindo no Paraná a “Semana da Consciência Negra”. Ele lembrou a importância de se dar visibilidade a todos que estão envolvidos no resgate dessa cultura e no combate a toda e qualquer forma de discriminação. Falando sobre as comemorações do Dia da Consciência Negra, o deputado destacou que hoje esse dia especial é celebrado em cerca de 650 cidades brasileiras e em oito estados. “É uma oportunidade para reflexão e encaminhamento das reivindicações desse segmento importante da nossa sociedade”, acrescentou.

O professor Luiz Paixão da Rocha falou sobre a importância dos trabalhos premiados neste ano, recordando que essas iniciativas estão respaldadas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, que justamente estimulam o desenvolvimento de atividades que contribuam para o rompimento de preconceitos. Destacou ainda a proposta do deputado Professor Lemos de instituir a Semana da Consciência Negra no Paraná: “já é mais um grande avanço para nossa história”, frisou.

Durante a solenidade Paulo Arruda Borges, representante do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial, recebeu uma menção honrosa especial por sua relevante atuação na valorização e visibilidade da arte e cultura africana e afro-brasileira. E os alunos do professor Rubivan Rodrigues da Silveira, do município de Campo Largo, cantaram o Hino da África do Sul.

Saberes – “Orirerê – Cabeças Iluminadas” é uma premiação que vem sendo promovida na Assembleia Legislativa desde 2009, com o objetivo de valorizar e dar visibilidade àqueles que fazem a história, a arte e a cultura afro florescerem no estado. A palavra “orirerê” é da língua iorubá: “ori” significa “cabeça”; “rerê” significa “boa”, “iluminada”. A primeira edição (em 2009) agraciou os mestres da cultura popular e gente de destaque junto à comunidade. Além de valorizar profissionais e equipes que tiveram sucesso na aplicação das novas diretrizes, o objetivo também é compartilhar saberes, estratégias e reflexões que apoiem a progressiva inserção destes novos conteúdos.

O prêmio é promovido pelo Centro Cultural Humaitá – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileira, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), Conselho Estadual de Educação, Secretaria de Educação de Curitiba, Conselho Municipal de Educação de Curitiba e o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial (FPEDER-PR).