Assembléia Legislativa Homenageia Jornalista Mussa José Assis

08/08/2005 19h38 | por Carlos Souza
Para: Editoria de Política e ColunasDistribuído em 08/08/05Jornalista: Carlos Souza A Assembléia Legislativa promoveu nesta segunda-feira (08) uma sessão solene especial para outorgar ao jornalista Mussa José Assis o título de Cidadão Honorário do Paraná. A homenagem, prestada no Plenário do Centro Legislativo Aníbal Khury, ocorreu por proposição do deputado Carlos Simões (PTB). Mussa recebeu o título estadual quinze anos depois de agraciado com a cidadania honorária de Curitiba. “É uma alegria e honra que não cabe em mim. Que felicidade. Eu era um paraense de fato. Mas, hoje, já o sou de direito de papel passado”, disse Mussa José Assis ao receber o título de Cidadão Honorário do Paraná. “Aqui, em Curitiba, construí minha vida, aqui enterrei meus pais, aqui nasceram meus seis filhos e os meus, até agora, quatro netos”, lembrou o profissional, que é paulista de nascimento. Mussa também fez questão de lembrar que seu primeiro emprego foi na Assembléia Legislativa, “quando ainda era um rapazola de 16 anos de idade”. “Aqui neste plenário acompanhei a vida pública de uma centena de novos políticos”, lembrou o jornalista. Segundo Mussa, foi na Assembléia que ele aprendeu “a importância do exercício da verdadeira democracia, do convívio dos contrários. Aprendia a ser um jornalista de cabeça aberta, um amante inveterado da liberdade de expressão, da liberdade de opinião”. DESTAQUE – “É um dia especial para todos os amigos e colegas de trabalho desse nobre profissional da nossa imprensa. Esse título é um reconhecimento do seu trabalho e ações desempenhadas em benefício do Paraná”, destacou o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão (PSDB). Para o vice-governador Orlando Pessutti, “esse título de Cidadão Honorário em reconhecimento a vitória desse imigrante do interior, que veio vencer na capital e na vida, com respeito e amor ao próximo”. Já o deputado Carlos Simões, ressalta que Mussa se tornou um conselheiro em momentos difíceis. “Nestes tempos difíceis de inexperiência e falta de conhecimento em que vivemos, Mussa surge para dar conselhos para todos os que comandam e constroem os destinos do nosso Estado”, diz Simões. “Mussa nos mostra o quanto é importante uma geração transmitir seus conhecimentos e experiência para as próximas”, acrescenta o deputado. Segundo diretor-presidente do jornal O Estado do Paraná e ex-governador do Paraná, Mussa José Assis, é um exemplo de homem devoto das causa familiares e nobres desse Estado. “Mussa também é um homem que sempre lutou pelos princípios constitucionais, lutando fervorosamente pela democracia quando ela não existia. E, como profissional de imprensa, só posso elogiar sua trajetória, sempre com muita inteligência e na defesa da liberdade de expressão”, destacou Pimentel. Também estiveram presentes a solenidade, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o presidente do Tribunal de Contas, Heinz Herwig, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso, o deputado federal Luiz Carlos Hauly, representando a Câmara Federal, o presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revistas do Estado do Paraná, Abdo Kudri, José Richa Filho, secretário municipal de Administração, além de diversos deputados estaduais, representantes da imprensa, colegas de profissão e familiares do homenageado. CIDADÃO HONORÁRIO - Jornalista profissional desde 1961 quando começou como revisor em O Estado do Paraná, Mussa José Assis é diretor do jornal desde 1965, com duas curtas interrupções, uma delas quando foi secretário de Comunicação Social do governo Alvaro Dias. Trabalhou no jornal Última Hora, no início dos anos 60, chegando a secretário da Redação em São Paulo, em 1963 e 64, ano do golpe militar. Retornou a Curitiba no início de 1965, para assumir a chefia da Redação de O Estado. Mussa também foi jornalista da sucursal de O Estado de S. Paulo em Curitiba, professor de Jornalismo da Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e correspondente da Associated Press, além de jurado do Prêmio Esso, em duas ocasiões. Mussa José Assis é filho de imigrantes libaneses (José e Rajah Quirilos Assis) e nasceu na cidade paulista de Pompéia, em 1943. É casado com Guiomar Zerbeto, pai de seis filhos. Tem quatro netos.