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Assessoria de Imprensa da Alep

03/06/2008 16h44 | por Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná / Luana Borsari / 41 3350-4188
Por proposição do deputado cleiton Kielse (PMDB), a Assembléia Legislativa realizou na manhã desta terça-feira uma audiência Pública para discutir o projeto de revitalização da Linha Verde, de responsabilidade da prefeitura de Curitiba. De acordo com o parlamentar existem falhas no planejamento da obra. “Não busco intempéries políticas, mas um pouco mais de sensibilidade por parte da prefeitura, pois a realização do projeto como está, acarretaria em prejuízo para a população e não quero me sentir responsável por isso”, explicou Kielse.O parlamentar salientou que um relatório produzido pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – no ano de 2003 apontou diversos problemas no projeto de revitalização que até hoje não foram corrigidos e que tem relação direta com as deficiências que o próprio parlamentar vem divulgando. “Tenho restrições ao projeto e as divulgo também na condição de motorista que sente dificuldades para trafegar em muitos trechos da BR 476”, afirma. Na presença de sindicatos de motoristas, engenheiros do DER- Departamento de Estradas e Rodagem e do diretor do DNIT, David Gouveia, o deputado apresentou os principais aspectos a serem revistos e comparou a malha viária de Curitiba e Região Metropolitana com a de São Paulo, para exemplificar a necessidade de mais Interseções em desnível no projeto. Kielse acredita que se isso não for feito, a futura Linha Verde poderá provocar aumento no número de acidentes, principalmente, atropelamentos. Citou a Marginal Tietê, que abriga 18 interseções entre viadutos e pontes em menos de 25 km de rodovia e a Marginal Pinheiros, com 16 interseções distribuídas por 22,3 km de estrada. O parlamentar também pediu que fossem levados em conta para a revitalização, o rápido crescimento populacional da região metropolitana, que aumentou 4,4% de 1996 a 2000. Segundo os dados divulgados, atualmente a população de São José dos Pinhais soma 300 mil pessoas. Outro ponto abordado foi a poluição. De acordo com as informações repassadas aos presentes pelo parlamentar, o nível de poluição em Curitiba está duas vezes acima do tolerado pela OMS – Organização Mundial da Saúde. A diminuição de sinaleiras, trocando-as por trincheiras em relevo, possibilitaria a diminuição de gases poluentes no ar à medida que os veículos não precisassem frear. Foi o que explicou o deputado. “Tentamos, por várias vezes, sensibilizar os responsáveis pela obra, desde a época do ex-prefeito Cássio Taniguchi há 3 anos e meio. As obras, nesse momento, possibilitam total adaptação sob o aspecto da construção de trincheiras e, no momento, o Viaduto da Av. Salgado Filho”, explicou Kielse. Para ele a Avenida Salgado Filho é a que mais precisa de atenção, pois é responsável pelo 4° maior congestionamento do país. “Também temos o comprometimento do Governo do Estado para execução de outros projetos, dando seqüência à desobstrução da BR-476, transformando-a numa via moderna, consistente e que dará vazão às necessidades mesmo com a intensificação do número de veículos”, afirmou kielse. O parlamentar afirmou que conversou com o governador sobre a possibilidade do DER executar a obra e o estado se posiciona favoravelmente, o que diminuiria os custos para a realização do projeto. A URBS não compareceu à audiência. Segundo o parlamentar o convite foi dirigido ao presidente da empresa Paulo Schimitt, em mãos, pela sua assessoria. O promotor público, Sancler Oliveira, que acompanha a ação popular movida pelo vereador André Passos contra o projeto, também deu sua opinião. Para ele os bairros que ficarem do outro lado da linha, afastados de Curitiba, continuarão com o mesmo prejuízo. “O impacto ambiental não está adequado. Uma via comum acarretaria os mesmos problemas que a região tem hoje”, disse. A ação de André Passos argumenta a nulidade do licenciamento ambiental das obras porque ele não foi submetido á decisão do Estado.

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