Campus da Unioeste de Francisco Beltrão vai receber R$ 10,2 milhões do Governo do Estado

21/05/2015 17h51 | por Nádia Fontana

Créditos: Nani Gois

Investimentos na ordem de R$ 10,2 milhões serão feitos pelo Governo do Estado nos cursos de Medicina e Nutrição do campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Francisco Beltrão. A viabilização e liberação dos recursos foram anunciadas nesta quinta-feira (21) numa reunião entre o deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa; o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo; e o reitor Paulo Sérgio Wolff, da Unioeste.

“Esse era um compromisso do Governo que está sendo viabilizado e vai permitir que o município de Francisco Beltrão tenha um dos melhores cursos de Medicina e Nutrição de nosso estado”, afirmou Traiano.  Ele destacou que a implantação desses cursos no campus do município vem contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde pública oferecidos à população. Além disso, com os novos investimentos a região passará a ser referência no atendimento médico-hospitalar, já que passará a contar com modernos equipamentos. “É uma conquista extraordinária para toda a população de nosso estado, especialmente para Francisco Beltrão”, assinalou o deputado. Ele também agradeceu ao deputado Wilmar Reichembach (PSC) pelo apoio nesse pleito.

Infraestrutura – O reitor Paulo Sérgio Wolff explicou que os recursos serão destinados para a conclusão das obras de infraestrutura necessárias para o fortalecimento dos cursos de Medicina e Nutrição. “Com os novos laboratórios e serviços que estão sendo implementados estamos construindo uma estrutura que vai permitir também a abertura de outros cursos na área da Saúde”, frisou. Além da melhoria das condições de ensino, destacou ele, os novos recursos promovem benefícios para a população que vai usufruir dessa estrutura e do atendimento dos acadêmicos. “Estão sendo fortalecidos todos os serviços de saúde pública”, frisou. Ele destacou ainda a importância do ensino público universitário mantido pelo Governo do Paraná e lembrou que nas sete universidades estaduais são formados, anualmente, 100 mil estudantes.

De acordo com Michele Caputo, do total liberado, cerca de R$ 2,5 milhões devem ser direcionados especialmente para o setor de ambulatório dos cursos de Medicina e Nutrição. Outros R$ 6 milhões serão aplicados na infraestrutura dos cursos. Estão sendo equipados 17 laboratórios, aperfeiçoadas as salas de aula e melhorias serão feitas na biblioteca. “Esses recursos são muito importantes para as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, que passam a contar com uma moderna estrutura hospitalar e de laboratórios”, acrescentou. Segundo o secretário da Saúde, grandes investimentos foram feitos pelo Governo nos últimos cinco anos em serviços públicos que beneficiam a população.

O professor Gilmar Ribeiro de Mello, diretor do campus de Francisco Beltrão, que também participou da reunião, acredita que já no segundo semestre deste ano os alunos de Medicina e Nutrição poderão usufruir da nova estrutura: “Estamos muito satisfeitos que os recursos serão viabilizados e esperamos concluir as obras até a metade do ano.” Mello garantiu que com os investimentos que estão sendo feitos os alunos da Unioeste passam a dispor de uma das melhores infraestruturas de ensino do Paraná. “Teremos os equipamentos modernos que vão contribuir com a qualidade de nosso ensino”, assegurou. Hoje 120 acadêmicos estão matriculados na faculdade de Medicina e mais 40 são alunos de Nutrição.