Comissão aprova cronograma para debates regionais sobre a Educação

15/04/2015 16h39 | por Nádia Fontana

Créditos: Sandro Nascimento/Alep

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa definiu nesta quarta-feira (15) o seu cronograma de trabalhos, que prevê a realização de cinco grandes encontros regionais com a finalidade de elaborar um diagnóstico da situação das escolas públicas do Paraná. Segundo o deputado Hussein Bakri (PSC), presidente da Comissão, o objetivo é colocar em prática o que todos sempre dizem: “A Educação é prioridade”.
Desses encontros, que acontecerão a partir da segunda quinzena de maio e devem começar por Maringá e Londrina, vão participar os 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs), representantes de pais, alunos, professores, servidores e da sociedade organizada. Antes de dar início ao cronograma de debates, que incluirão visitas a escolas, a Comissão pretende promover uma reunião com o secretário de Estado da Educação, Fernando Xavier Ferreira. A data dessa reunião ainda não está definida. Bakri voltou a destacar que é grande a responsabilidade da Comissão de Educação da Assembleia, que tem entre suas atribuições a obrigação de fiscalizar com rigor o funcionamento das nossas escolas públicas.
Metas – Durante a reunião o deputado Professor Lemos (PT) lembrou que este é um momento importante para o Paraná, que está deflagrando o processo de discussões e definições sobre as metas, diretrizes e objetivos que vão integrar o Plano Estadual de Educação (PEE). “A Educação é tarefa de todos nós”, declarou Lemos. O Plano Estadual, assim como os planos municipais, devem ser construídos ou adequados coletivamente em consonância com as diretrizes e metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
Além de Bakri e Lemos, participaram da reunião os deputados Márcio Pacheco (PPL), Antonio Anibelli Neto (PMDB) e Cantora Mara Lima (PSDB).