Comissões temáticas movimentaram o Parlamento Universitário nesta quarta-feira (27) Nesta quinta-feira (28) os “deputados universitários” iniciam os trabalhos de Plenário, às 10 horas, com a discussão e votação dos projetos.

27/07/2016 15h25 | por Eduardo Santana
Projeto "Parlamento Universitário" nas Comissões.

Projeto "Parlamento Universitário" nas Comissões.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Projeto "Parlamento Universitário" nas Comissões.

Os deputados estudantes que participam do Projeto Parlamento Universitário dedicaram toda a agenda desta quarta-feira (27) para apreciar e votar os projetos nas comissões técnicas permanentes da Casa. No total, cinco comissões foram formadas especialmente para analisar as propostas que já haviam sido aprovadas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Foram criadas as comissões de Segurança Pública e Direitos Humanos; Agricultura, Indústria e Comércio; Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura; e Seguridade Social.  Nesta quinta-feira (28) os deputados universitários iniciam os trabalhos de Plenário, às 10 horas, com a discussão e votação dos projetos que passaram pelas comissões.

“As reuniões foram muito boas, com um aproveitamento acima do esperado, na realidade. Alguns pareceres, inclusive, me surpreenderam muito. Além disso, tivemos encaminhamentos muito bons. Houve também alguns pareceres contrários aos projetos, que nos surpreenderam. Ou seja, eles não aceitaram e aprovaram uma proposta simplesmente porque era um projeto de um amigo. Eles viram que havia casos que extrapolavam alguns limites técnicos, aprovando parecer contrário. Então vimos realmente que os alunos se esforçaram muito”, disse o diretor de Assistência do Plenário, Juarez Villela Filho, que orientou os acadêmicos durante as reuniões das comissões.

O deputado universitário Maiquel Ziman, do DEM, considerou positiva a participação dos estudantes nas reuniões das comissões técnicas da Assembleia. “Foi muito interessante porque aprendemos pontos importantes do processo legislativo, que é uma área que interessa muito a todo estudante de Direito. Além disso, as comissões proporcionam discussões mais técnicas”, explicou.

Anne Dias, deputada universitária do PSB, disse que o aprendizado adquirido ao longo do projeto é muito maior do que o passado em sala de aula. “A respeito do âmbito legislativo, muitas vezes o conteúdo passado fica restrito a um semestre. Mas aqui estamos vivenciando de fato o dia a dia dos deputados. E essa fase das reuniões das comissões temáticas foi muito importante, pois nós tivemos que pesquisar sobre os temas dos projetos, antes de fazer ou de analisar um parecer. Foi um dia de muito aprendizado”, ressalta.