Confira um resumo dos pronunciamentos dos deputados na sessão plenária desta terça-feira (4) Diversos deputados se revezaram na tribuna, destacando temas como a situação das universidades estaduais e o apoio à agricultura familiar.

04/07/2017 17h00 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana.
Direto da Tribuna.

Direto da Tribuna.Créditos: Arte: Vinícius Leme.

Direto da Tribuna.

Segurança pública – O deputado Cobra Repórter (PSD), primeiro orador a usar a tribuna nesta terça-feira (4), chamou a atenção para a superlotação das cadeias públicas da região Norte do Paraná, especialmente dos municípios de Cambé e Arapongas, onde já foram verificadas inúmeras tentativas de fuga. “Infelizmente é crítica a situação das delegacias da região. Há uma crise nesta área que precisa ser resolvida”, disse. “Precisa ser feito um trabalho emergencial o mais rápido possível, antes que algo pior aconteça”, acrescentou, ao manifestar sua preocupação com a falta de segurança, especialmente para quem reside ou trabalha nas proximidades dessas cadeias.

IURD – Os 40 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) foram lembrados pelo deputado Pastor Edson Praczyk (PRB) na tribuna da Assembleia. Ele fez um relato sobre o início das atividades da Igreja, em 9 de julho de 1977, no subúrbio do Rio de Janeiro, e sobre o crescimento da instituição ao longo desses anos, com a inauguração do Templo de Salomão, em São Paulo, o maior espaço religioso do país.

Campanhas – O deputado Péricles de Mello (PT) fez uma análise sobre as mudanças e as dificuldades que devem ocorrer nas campanhas eleitorais brasileiras nas próximas eleições, com o fim dos financiamentos privados. O parlamentar defendeu a instituição de um fundo público para o financiamento de campanhas, argumentando que esse pode ser o caminho para evitar qualquer tipo de corrupção, assegurando mais transparência ao processo. Encerrou convidando a uma reflexão sobre a proposta. Antes, no início de seu pronunciamento, parabenizou a Igreja Universal Reino de Deus por seu crescimento e trabalho social desenvolvido em diversas áreas. Lembrou que durante sua gestão na prefeitura de Ponta Grossa implementou uma série de projetos sociais em parceria com a instituição.

Fogos de artifício – O deputado Marcio Pauliki (PDT) usou a tribuna para defender o PL 54/2017, que visa regulamentar a proibição do uso manual de fogos de artifício. Ele lamentou que o projeto tenha sido considerado inconstitucional pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), nesta terça-feira (4). O deputado disse que pretende recorrer da decisão, pois o PL visava alterar uma lei (13.756/2002) em vigor e que a medida conta com o apoio, inclusive, do sindicato da indústria de fogos. Pauliki citou ainda que 62% das empresas que vendem esse tipo de produto são clandestinas, o que coloca ainda mais em risco a vida e a segurança da população.

Servidores públicos – O deputado Professor Lemos (PT) voltou a destacar a importância da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano – que está em debate na Assembleia – e enfatizou sua preocupação com a falta de previsão de recursos que assegurem o reajuste salarial do funcionalismo do Poder Executivo em 2018. Relatou a sua participação na reunião da Comissão de Orçamento, quando argumentou a favor da retirada dos artigos que tratam do assunto (leia matéria no site). “Infelizmente não tivemos sucesso. Esperamos corrigir esse equívoco aqui no Plenário”, explicou, numa referência às votações do projeto do Poder Executivo, que devem ter início na sessão desta quarta-feira (5).

Liderança – O deputado Marcio Nunes (PSD) voltou a usar o horário da liderança do partido para falar do trabalho que pretende desenvolver na Assembleia com os demais deputados da legenda, focando na boa fiscalização do Poder Executivo e na produção de bons projetos de lei para a população, bem conduzindo o partido para as eleições de 2018.

Universidades – Em seu pronunciamento, o líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), falou sobre o surgimento das universidades estaduais no estado de São Paulo e fez um retrospecto histórico dos objetivos e resultados positivos alcançados pelo governo paulista. Em seguida, destacou a importância das instituições estaduais de ensino superior para o Paraná, argumentando que transformaram diversas regiões do estado em centros de referências para vários setores, entre eles o de produção da soja. “Educação não é gasto, é investimento”, sublinhou. Na avaliação dele, o debate que vem acontecendo, relativo ao custo de cada acadêmico das universidades estaduais, é equivocado. Ele também comentou o pedido de informações apresentado pela Oposição, na última segunda-feira (3), para esclarecimentos sobre o custo para o Governo do Estado da operação de segurança realizada, recentemente, na Ópera de Arame, quando da votação do pacote de medidas fiscais da Prefeitura de Curitiba.

Agricultura familiar – O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) usou o horário da liderança do Governo para falar de quatro programas lançados pelo Governo do Estado e que têm por objetivo melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais. Serão destinados mais de R$ 43 milhões para o combate à fome e à pobreza no estado, sendo que R$ 15 milhões serão para o Programa Compra Direta Paraná, que permite ao Estado comprar produtos diretamente dos produtores, para a merenda escolar. Romanelli destacou que esse apoio aos pequenos produtores só será possível "graças ao ajuste fiscal do Governo, que criou o Fundo de Combate à Pobreza, que visa acabar com a desigualdade social no campo".