Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão plenária desta quarta-feira (17) Diversos deputados falaram da tribuna durante a sessão, discorrendo sobre temas como o desemprego, a oferta de merenda escolar e o agronegócio.

17/05/2017 12h40 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana.
Direto da Tribuna.

Direto da Tribuna.Créditos: Arte: Vinícius Leme.

Direto da Tribuna.

ID Jovem – O deputado Anibelli Neto (PMDB), primeiro orador a usar a tribuna na sessão plenária desta quarta-feira (17), que foi antecipada para o período da manhã, elogiou as ações do Governo Federal “que vêm beneficiando as populações mais simples, que mais precisam de apoio para avançar”. “Estou falando do ID Jovem, programa da Secretaria Nacional da Juventude, que foi lançado no município de Quatro Barras”, destacou. Segundo ele, o ID Jovem vai atender jovens com meia-entrada para shows artísticos, eventos culturais e esportivos, e também com passagens rodoviárias interestaduais. Anibelli informou que vai acontecer, a partir de agora, a Caravana do ID Jovem, que percorrerá o Paraná para capacitação dos gestores do programa, que será implantado em diversas regiões do estado.

 

Porto – O deputado Requião Filho (PMDB) revelou preocupação com a administração dos Portos do Paraná. Segundo ele, “uma notícia muito ruim”, pois a APPA teria sido notificada pela aduana da Receita Federal sobre a interdição dos barracões alfandegários em um período de 90 dias, o que impediria o Porto de Paranaguá de exportar grãos, e que, aparentemente, a administração da APPA não teria feito nada para reverter a situação. Também fez alusão a uma reportagem que estaria sendo produzida por um programa de nível nacional sobre o Porto de Antonina, e que seria mais um “escândalo” para os portos do estado.

 

Desemprego – O deputado Palozi (PSC) manifestou preocupação com a queda de empregos, especialmente na região Noroeste, onde o foco da atividade econômica é a indústria de confecções. “Muitas organizações têm demitido seus colaboradores, fechado as portas e saído do estado, indo para outras regiões, inclusive ao Paraguai”, lamentou. “No Paraná, a carga tributária tem um impacto significativo neste setor”, frisou. Ele comentou a iniciativa do Governo de São Paulo, que por meio de um decreto está beneficiando toda a cadeia têxtil. A medida promove ajustes na carga tributária do ICMS para seda, lã, algodão, malhas, vestuários, entre outros itens. “Esperamos que o Governo paranaense se sensibilize com a situação e adote medida semelhante, que garanta a competitividade de nossas empresas, gerando novos empregos e renda”, concluiu.

 

Servidores – O deputado Professor Lemos (PT) falou da manifestação de servidores, que estiveram na Assembleia nesta quarta-feira (17) reivindicando a reposição salarial de 8,53%, referente à inflação do ano de 2016 e dos quatro primeiros meses de 2017. Segundo o deputado, um estudo feito pelo Fórum dos Servidores indica que o Estado tem arrecadação suficiente para realizar o pagamento. "Lamento que a não reposição salarial faça com que os servidores percam o poder de compra", disse Lemos, que falou ainda da preocupação dos servidores estaduais com o fundo de previdência que está com o caixa ameaçado.  

 

Merenda escolar – O deputado Hussein Bakri (PSD), presidente da Comissão de Educação da Assembleia, informou que a remessa de merenda escolar, que estava com problemas na região de Cascavel, já está normalizada. A situação havia sido apontada pelo deputado Marcio Pacheco (PPL), na sessão de terça-feira (16). Hussein explicou que ocorreram problemas administrativos que provocaram transtornos pontuais, e garantiu que o fornecimento de merenda escolar a todos os alunos dos colégios estaduais é prioridade para o Governo do Paraná. Lembrou ainda que todo o sistema é baseado no fornecimento de alimentos produzidos através da agricultura familiar.

 

Prefeitos – A 'Marcha dos Prefeitos' que acontece em Brasília foi lembrada pelo deputado Nelson Luersen (PDT). Ele relatou que ao longo dos anos os prefeitos tiveram grandes conquistas, mas que é preciso avançar, principalmente com a aprovação de um novo pacto federativo, garantindo repasses de recursos diretamente aos municípios. Segundo Luersen, somente com o repasse direto será possível resolver a situação da população. O deputado também foi solidário aos servidores estaduais que reivindicam o pagamento da data-base.

 

Agronegócio – O deputado Schiavinato (PP) falou sobre um programa que desenvolveu no município de Toledo – quando foi prefeito – e que contribuiu para o desenvolvimento do agronegócio: “Agora, como deputado, queremos transformar essa iniciativa, voltada para a pavimentação das estradas rurais, num plano de governo. Por isso, apresentamos um projeto visando estender esse benefício para todas as regiões paranaenses. ” Segundo ele, “essa ação valoriza quem trabalha a terra, dando segurança absoluta no transporte da produção, e assegura melhores condições de vida para quem vive no campo”, sublinhou. O deputado destaca que o programa pode ser feito em parceria com diversos setores, dando condições para que quem trabalha com a terra permaneça no interior e seus filhos possam ir estudar na cidade.

 

Tranquilidade – O deputado Nereu Moura (PMDB) usou a tribuna para falar de uma possível “tranquilidade” pela qual passaria o Governo do Estado. Lamentou que essa “tranquilidade seja aparente, pois a realidade é bem diferente”. Disse que não é preciso subir na tribuna para falar “dos problemas em todas as áreas que o Paraná atravessa”, mas que a “tranquilidade tem hora e dia para acabar, e as notícias que virão pela frente não são nada boas”, citando a decisão do Supremo Tribunal Federal que acaba com a exigência de autorização legislativa para que se processem governadores de Estado. Moura falou ainda que, por meio da Lei de Acesso à Informação, solicitou informações sobre quais conselhos o secretário de Fazenda, Mauro Ricardo, integra, e que no dia 28 de maio, quando o secretário estará presente na Alep para a prestação de contas do Governo, espera ter esses dados em mãos. O deputado voltou a utilizar a tribuna no horário da Liderança da Oposição para rebater argumentações do líder do Governo, deputado Romanelli (PSB)i.

 

Governo – O líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli, repudiou pronunciamentos realizados na manhã desta quarta-feira (17) pelos deputados que integram a bancada oposicionista: “O deputado Nereu Moura (PMDB), por exemplo, resolveu atacar pessoalmente o secretário da Fazenda, que adotou até agora decisões que só merecem ser elogiadas. Ele nunca adotou medidas contrárias ao interesse público”. Citou, como exemplo, o ajuste fiscal feito pelo Governo do Paraná, que hoje garante uma situação de equilíbrio para as contas públicas. Romanelli questionou também os relatos dos deputados Requião Filho (PMDB) e Professor Lemos (PT), argumentando que não há problemas nas exportações pelo Porto de Paranaguá e que “a situação da Previdência do Estado é bem diferente” da apresentada pelo petista.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação