Deputado Ademar Traiano (psdb)

13/05/2008 13h40 | por Rafaela Dorigo / 41 3350-4096 - 9165-6151 / www.traiano.com.br
Exposição de fotos do sudoeste atrai parlamentares. Traiano participou da abertura da Mostra, que vai até o fim desta semana. A Assembléia Legislativa do Paraná sedia exposição fotográfica, nesta semana, sobre a Revolta dos Posseiros, em Francisco Beltrão, no ano de 1957. O líder do PSDB, deputado Ademar Traiano, nascido em Francisco Beltrão e conhecedor da história da cidade, participou da abertura da exposição nesta segunda-feira (12). O parlamentar requereu, ainda, a realização de solenidade em Francisco Beltrão, no mês de outubro, em comemoração aos 51 anos do fato. As fotos são de autoria de Oswaldo Jansen e Nivaldo Kruger. O movimento paranaense de luta pela terra, Revolta dos Posseiros, marcou a primeira reforma agrária no País. O acervo fotográfico histórico conta a história do Levante de 1957 e o cotidiano dos colonos no Sudoeste do Paraná. A mostra fotográfica refere ao “Projeto Comemorativo ao Cinqüentenário da Revolta dos Posseiros”, que está sendo realizado pelo Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão. HistóriaO movimento, iniciado em 10 de outubro de 1957, na Praça Matriz de Francisco Beltrão, teve forte influência do rádio, pois foi através da Rádio Colméia que os posseiros foram convocados à manifestação pela terra contra as companhias instaladas na Região Sudoeste.(Foto – Mano Pedralli)