Deputado élio Rusch (dem)

20/08/2008 18h09 | por Josiliano de Mello Murbach / 41 8439-0764
O deputado estadual Élio Rusch (DEM) defendeu as prerrogativas dos parlamentares, diante de ataques desferidos a Reinhold Stepahnes Júnior(PMDB). Para Rusch, “é preciso respeitar as posições pessoais dos parlamentares, a ideologia de cada um. A nossa função é discutir teses, os destinos do nosso Estado, mas nunca de forma pessoal. Todos os assuntos tem que ser discutidos em alto nível. Nós temos o direito de falar, mas também temos o dever de ouvir”. Segundo Rusch “uma coisa tem que ficar clara: é preciso respeitar as posições dos outros, mesmo discordando delas. Nós defendemos o direito de propriedade. Há deputados que defendem as invasões de terras. Mas os dois lados querem a Reforma Agrária. Só que há divergências quanto ao modelo a ser adotado”. Élio Rusch defende “uma Reforma Agrária feita dentro da lei, com responsabilidade, respeitando o direito de propriedade. Nós não queremos o confronto. Queremos paz no campo. Defendemos a compra de terras pelo Governo, a desapropriação de áreas a preço justo. O cumprimento da função do Incra”. Para Rusch “injusto é invadir uma propriedade produtiva de madrugada, expulsar trabalhadores, matar o gado, depredar as instalações. Mas só teremos uma Reforma Agrária dentro da lei quando as áreas invadidas não puderem ser desapropriadas”. PM Élio Rusch voltou a cobrar do Governo a solução para a questão do critério de promoções da Polícia Militar. Ele observa que “a PM tem dois quadros: de oficiais e de praças. E eles tem características próprias, que precisam ser respeitadas”. O parlamentar nota que “a mensagem que o Governo Estadual mandou para tentar regularizar a questão descumpre uma série de requisitos. Primeiro por não ser impessoal, pois focaliza um determinado candidato. Segundo por não respeitar o direito à isonomia”. Segundo Rusch “ nós queremos que os soldados Possam receber a gratificação de cabo, e que o mesmo critério se aplique aos níveis superiores até atingir o posto de subtentente”.