Deputado Luis Corti (PSD) reivindica melhorias em rodovias de São Jorge d’Oeste Novas indústrias alteram cenário local e motivam pedidos para melhorias em rodovias e trevos de acesso para segurança no trânsito.

08/03/2024 17h51 | por Assessoria Parlamentar

Deputado Corti, prefeita Leila, vereadores e empresários apresentaram reivindicações em reunião com o secretário Sandro Alex.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A chegada de novas indústrias tem impulsionado o desenvolvimento de São Jorge d’Oeste, que precisa estar preparada para as novas demandas. As adequações necessárias na infraestrutura viária do município foram tema de reunião na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística que contou com a participação do deputado estadual Luis Corti (PSB), da prefeita Leila da Rocha, vereadores e empresários.

“A gente precisa caminhar junto, poder público e empresariado, para que o município tenha musculatura para fazer o enfrentamento das demandas. A instalação dessas empresas já mudou o cenário local e com planejamento adequado vamos evitar que o aumento no fluxo de caminhões pesados impacte a segurança no trânsito”, afirma Corti.

Entre as obras consideradas prioritárias estão a construção de novo trevo na PR-475 e implantação de terceiras faixas em um trecho de nove quilômetros entre a Usina de Salto Osório e o distrito de Dr. Antônio Paranhos; já para a PR-281 é necessária a instalação de redutores de velocidade, melhorias na sinalização no trevo em frente à nova planta da Piracanjuba e o prolongamento da ciclovia até a área industrial.

“Temos visto um aumento no fluxo de caminhões no entorno das empresas e isso vai crescer ainda mais. São veículos pesados que trafegam mais lentamente, aumentando o risco de acidentes”, alerta a prefeita Leila da Rocha ao lamentar a morte de uma criança no início do ano em um acidente registrado no trevo da PR-281. “Infelizmente já tivemos um acidente em uma dessas localidades. Nós estamos buscando investimentos nessas melhorias para a segurança da população. Para evitar consequências mais graves, principalmente a perda de vidas”.

O diretor-presidente da Alpha Fish, Gilson Tedesco, destacou a importância da infraestrutura adequada para o sucesso dos negócios. “Nós precisamos de novas legislações. Nós precisamos melhorar a estrutura das nossas cidades, melhorar a estrutura das rodovias para que a gente tenha fluidez nos nossos negócios, não apenas na área da piscicultura. Tudo depende de infraestrutura”.

O gerente do Grupo Piracanjuba em São Jorge d’Oeste, Anselmo de Souza, apresentou um estudo feito pela equipe de Segurança do Trabalho do canteiro de obras sobre o fluxo de veículos no trevo, as deficiências de sinalização e a instalação de novas empresas e moradias no entorno da obra.

“Nós estaremos com as nossas equipes atuando para que a cidade continue avançando, evoluindo e prosperando. Nós vamos fazer nossa parte”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Com toda a estrutura concluída, a Piracanjuba vai industrializar 1,4 milhão de litros de leite por dia e deve gerar 2 mil empregos diretos e indiretos. A unidade será a maior produtora de queijo muçarela da América Latina. Já a Alpha Fish está em fase de expansão da produção de alevinos no sistema Bioflocos e da criação de tilápia em tanques-redes, além de projetos para a implantação de novas unidades, fechando o ciclo completo de produção do peixe.

Também participaram da reunião os vereadores Evandro Pagliarin, Moacir da Costa e Silva, Rodrigo Dalmolin e Valdir Martendal.