Deputado Scanavaca exibe seu humor no "Política e Viola" deste sábado (4) Programa da TV Assembleia vai ao ar às 21h30, com participação especial da dupla Bruno e Sibila e do sanfoneiro Marquinhos.

02/06/2016 11h46 | por Diretoria de Comunicação
Programa " Política e Viola" com o deputado Scanavaca (PDT).

Programa " Política e Viola" com o deputado Scanavaca (PDT).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Programa " Política e Viola" com o deputado Scanavaca (PDT).

Ninguém consegue ficar indiferente quando o deputado Fernando Scanavaca (PDT) entra em cena. Dono de um humor mordaz, segundo alguns, ácido e corrosivo, segundo outros, ele mexe com a plateia. Foi assim na gravação do programa “Política & Viola”, da TV Assembleia, apresentado pela dupla sertaneja Willian & Renan, que vai ao ar neste sábado (4), às 21h30. Todo ele marcado pelas tiradas desnorteantes de Scanavaca.

O deputado começou a dar mostras do seu estilo antes mesmo de começar a gravar. Quando o fotógrafo Pedro de Oliveira pediu que ele posasse sorrindo, junto com os apresentadores, em fotos para divulgação do programa, Scanavaca disparou: “Ninguém passa o dia inteiro sorrindo, porque eu vou sorrir só porque é para bater uma foto? ”

Daí pra frente não parou mais. Reclamou que não haviam passado maquiagem para corrigir as imperfeições da idade, começou a chamar a dupla convidada “Bruno & Sibila” de “Bruno & Cebola”. Quando Willian, fazendo uma brincadeira recorrente no programa, disse que Scanavaca havia sido escalado para cantar “Garota de Ipanema” e “Galopeira”, disse logo que nem pensar, porque, ao contrário dos apresentadores, não havia recebido um ponto eletrônico para saber tudo o que tinha de dizer e as letras que teria de cantar.

Quando começou a gravar, no entanto, demonstrou que, quando quer, pode ser centrado, sem nunca abandonar aquelas tiradas humorísticas conhecidas (e, muitas vezes, temidas) na Assembleia. Elogiou o programa, disse que considerava a iniciativa importante para mostrar o outro lado dos políticos e, principalmente, para dar oportunidade para novos valores musicais, como o caso da dupla Bruno & Sibila e o sanfoneiro Marquinhos.

Essas pessoas, destacou, iniciam uma trajetória difícil para vencer, e oportunidades como essa são importantes. “Não é como o caso de vocês [Willian & Renan] que já são bastante conhecidos e estão em fim de carreira”, disparou, provocando risos nervosos dos apresentadores.

Scanavaca nasceu em Oriente, São Paulo. O pai, que era motorista de taxi, quando Scanavaca nasceu, teve um golpe de sorte. Ganhou na loteria e se tornou empresário. O pai se tornou dono de uma retífica de motores. Foi quando resolveu ir para Umuarama, no Paraná, então a terra das oportunidades.

Scanavaca veio para o estado um pouco depois, porque estava completando a faculdade de Engenharia Mecânica. Quando se mudou para Umuarama, para se juntar aos pais, descobriu que era o único engenheiro mecânico da cidade. Muitas oportunidades se abriram. Era a época do choque do petróleo e do lançamento do Proálcool, e ele acabou implantando o programa não só em Umuarama, como atuou no setor no estado inteiro.

Tornou-se empresário e produtor rural bem-sucedido. Sobre a política ele conta que uma hora baixou a consciência cívica. Achou que poderia fazer alguma coisa para ajudar as pessoas. Se candidatou a prefeito de Umuarama em 1996 e se elegeu. Se lançou à reeleição em 2000 e ganhou de novo. Depois partiu para deputado estadual em 2008, onde está até hoje.

Mas faz questão de dizer, “eu não sou político, eu estou político”. Tem um raciocínio curioso sobre a reeleição, dispositivo que hoje vê com olhos críticos. “Se reeleger para um cargo é como o sujeito que acordasse toda manhã e pensasse: eu hoje vou ter de ser mais bonito do que eu fui ontem”. Não é fácil e as possibilidades de frustração própria e dos eleitores são muitas.

Ele acha que a política deve ser um caminho para ajudar as pessoas. Não sente nenhum constrangimento de “estar político”. Está convencido de que sempre agiu de forma a melhorar a vida das pessoas. Tem orgulho de, como prefeito, ter vencido uma eleição nacional que escolheu o prefeito que mais ajudou as crianças. Ele diz que pode ver o resultado dessas ações quando anda por Umuarama. Os que entraram nos programas da prefeitura, são pais de família e se tornaram homens de bem. Boa parte dos que ficaram de fora ou estão presos ou estão mortos.

Convidado a apontar algum defeito, ele diz que gostaria de falar mais baixo. “As pessoas que não são familiarizadas ao meu modo italiano de ser – quando quero enfatizar alguma coisa subo o tom – às vezes, me interpretam mal”, reconhece o deputado, que também é habilitado piloto de avião.

Sério, o deputado se emociona ao lembrar que perdeu a mãe recentemente, vítima de uma cirurgia malsucedida. Acredita que poderia ter estado mais próximo dela. Tenta compensar com o pai, que passou também a morar em Umuarama.

Scanavaca foi acompanhado pela afinada dupla de cantores e compositores Bruno & Sibila, mais o sanfoneiro Marquinhos. Eles mostraram composições próprias e cantaram músicas consagradas. A pedido do deputado tocaram “Sonhei com você”, de Milionário e José Rico (Depois de muito tempo acordado/Já cansado de tanto sofrer/
Esta noite eu dormi um pouquinho/Sonhei com você/ Você apareceu em meu quarto/ E sorrindo me estendeu a mão/Se atirou em meus braços e beijou-me com emoção).

O “Política & Viola” é parte da nova grade de programação da TV Assembleia e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30, pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises nos domingos e nas quintas-feiras, ao meio-dia, e também pode ser visto na internet.

Ouça o Podcast relacionado