Deputados discutem reajuste da água com presidentes da Sanepar e Agepar A reunião organizada pelo líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), acontece no dia 23, e tem o objetivo de esclarecer os motivos da revisão tarifária.

17/04/2019 16h15 | por Thiago Alonso

Deputado Hussein Bakri, líder do Governo, organizou a reunião para tratar da questão da tarifa da água.Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) recebe na próxima terça-feira (23), às 9h30, o diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Claudio Stabile, e o presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), Omar Akel, para uma reunião com os deputados para tratar do reajuste de 12,13 % na tarifa de água. O aumento, solicitado pela Sanepar e autorizado pela Agepar, foi abordado pelos parlamentares na sessão plenária da última terça-feira.

A proposição é do líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD). “Todos os pedidos dos deputados que valorizem o Poder Legislativo sempre serão atendidos. Esse é o meu papel enquanto líder do Governo, de tratar essas questões com seriedade. Teremos aqui a presença dos presidentes da Sanepar e da Agepar para cumprir a função que lhes cabe de responder aos verdadeiros representantes da população”, afirmou Bakri. De acordo com a Sanepar, o índice de 12,13% é composto pela inflação dos custos do setor de saneamento mais a terceira parcela do diferimento aprovado na revisão tarifária de 2017. O reajuste passa a valer 30 dias após a data da publicação pela Agência Reguladora e será aplicado de forma gradativa, dependendo da data da leitura de cada consumidor. Também a Comissão Especial de Reforma à Constituição que está analisando a PEC que trata da aposentadoria de ex-governadores tem reunião agendada para a segunda-feira (22), a partir das 13h30 (Veja matéria no site).

Municípios – Ainda na terça-feira, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) promove no Plenarinho da Assembleia a eleição e posse de seu Conselho Diretor, Conselho Fiscal e dos Comitês Permanentes para o biênio de 2019-2020. A única chapa inscrita é a do prefeito de Pérola e ex-presidente da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios), Darlan Scalco. Ele vai substituir o atual presidente da AMP e prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini. A assembleia geral será instalada em primeira convocação às 9 horas, com a presença da maioria dos associados. E, em segunda convocação, com qualquer número, meia hora depois. Como a eleição é de chapa única, os eleitos tomam posse logo após o pleito.

Comissões – Na segunda-feira (22), os deputados membros da Comissão de Finanças e Tributação se reúnem às 13h30 na Sala de Reuniões (3° andar do prédio administrativo). A proposição é do presidente da Comissão, deputado Nelson Justus (DEM). Em pauta, o projeto de lei 211/2019, de autoria do Poder Executivo, que institui o Fundo Estadual do Trabalho do Estado do Paraná. Já às 17 horas de terça-feira (23) ocorre a reunião da Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação, presidida pelo deputado Tião Medeiros (PTB). O encontro será realizado no Auditório Legislativo. Antes, na terça-feira, às 13h30, será realizada a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no Auditório Legislativo.

Visitas – Alunos de colégios e universidades estarão na Assembleia na próxima semana conferindo de perto o dia a dia do Poder Legislativo. Entre segunda e quarta-feira (24), sempre às 9 horas, a Casa será visitada por turmas de estudantes do Colégio Paulo Leminski. Alunos do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conhecem o Legislativo na terça, às 13h30. Na quarta-feira, às 14 horas, alunos do Colégio Estadual Sagrada da Família, de Campo Largo, visitam a Assembleia. Na sexta-feira (26), o Legislativo recebe alunas do curso de Secretariado Executivo da UFPR, às 15h30.

Quem quer conhecer a Assembleia Legislativa pode organizar um grupo e fazer uma visita agendada. Para isso, basta marcar a visita com a Coordenadoria de Cerimonial da Casa. Para o agendamento, encaminhe um documento (ofício) constando o nome da instituição, contato (nome, telefone e e-mail), grau de escolaridade dos alunos, idade dos visitantes e número de pessoas no grupo. Mais informações, ligue para (41) 3350-4007 ou através do e-mail cerimonial.alep@gmail.com. As visitas acontecem de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas.

*A Assembleia também promove na próxima semana uma série de audiências públicas sobre temas diversos (Leia mais aqui no site).