Deputados estão preocupados com expansão do Coronavírus

11/03/2020 17h59 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Deputado Michele Caputo (PSDB).

Deputado Michele Caputo (PSDB).Créditos: Marcus Vinicius Schroeder

Deputado Michele Caputo (PSDB).

Depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou a pandemia de Coronavírus (o que significa que uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas ao redor do mundo simultaneamente), e a Secretaria Estadual da Saúde confirmou o primeiro provável caso da doença em Curitiba, na tarde desta quarta-feira, 11 de março, o assunto virou tema de discussões entre os deputados estaduais, durante a sessão plenária. O deputado Michele Caputo (PSDB), que já foi secretário estadual de Saúde, demonstrou preocupação com os mais de um milhão e meio de idosos paranaenses com mais de 60 anos, faixa etária onde a letalidade pelo Coronavírus pode chegar a 20%. Caputo defendeu medidas urgentes que precisam ser adotadas.

(Sonora)

O caso provável do novo coronavírus na capital do estado seria importado. É de um homem de 54 anos, atendido em um hospital particular.  Ele passa bem, está em isolamento domiciliar voluntário e sendo acompanhado. O paciente retornou no dia 7 de março de uma viagem pela Espanha, Portugal e Holanda. Ele teve sintomas leves, com dor de garganta e febre, no fim de semana.  Quando foi avaliado, recebeu recomendação de repouso e isolamento domiciliar.

A amostra do exame do paciente foi enviada para um laboratório particular e o resultado deu positivo para o coronavírus. Uma contra-prova do exame foi encaminhada, nesta quarta-feira, para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR), para validação do resultado. Apenas com a confirmação pelo laboratório de referência é que o caso passa a ser considerado confirmado oficialmente pelo Ministério da Saúde.

(sobe som)

Ainda na sessão plenária, os deputados analisaram dez proposições. Entre eles, a proposta do governo que promove alterações na Agência Paraná de Desenvolvimento (APD). Além de ser chamada de Invest Paraná, a proposta prevê que a agência deixe de ser subordinada à Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral e passe a ser comandada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação