Estudantes de Londrina recebem a Gincana da Cidadania nesta quinta-feira (12)

11/05/2016 16h19 | por Dálie Felberg

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (11) a Gincana da Cidadania na cidade de Cornélio Procópio.Créditos: Fabrício Binder

A Assembleia Legislativa do Paraná leva a Gincana da Cidadania até os alunos da rede estadual de ensino de Londrina, nesta quinta-feira (12). O jogo, que inclui conhecimentos apresentados no Guia do Cidadão acontece a partir das 8 horas, no Centro Estadual Educacional Professora Maria R. Castaldi. Alunos dos colégios João Sampaio,  Professora Adélia Dionísio Barbosa e Professor Carlos Augusto Mungo Genez  também devem participar das atividades do “Geração Atitude” e da gravação do programa de mesmo nome, pela TV Assembleia. O encontro tem como objetivo promover o exercício da cidadania entre os alunos do Ensino Médio da rede pública.

Cornélio Procópio – A Gincana da Cidadania agitou alunos da rede pública de Cornélio Procópio nesta quarta-feira (11). A disputa com perguntas e respostas sobre o Guia do Cidadão aconteceu na Escola Estadual Alberto Carazzai, com alunos ainda dos colégios Castro Alves, Monteiro Lobato e Zulmira Marchesi da Silva.

Mais de 150 alunos participaram da etapa, mostrando senso crítico e boa interpretação dos temas propostos. Em um jogo acirrado, a equipe do Monteiro Lobato mostrou muito preparo e venceu o certame, desempatando o jogo nos últimos minutos.

O aluno Kelvin Pablo Mendes contou como foi sair vencedor dessa etapa: “Foi tudo muito gratificante porque, desde a preparação, nós pudemos chegar mais perto da política do nosso país. Não é só um game, mas é também conhecimento, estudo e dedicação que vai fazer de nós jovens protagonistas. E foi agradável, inclusive o contato com outros alunos”.

Papo Cidadão – Os estudantes também puderam fazer muitas perguntas e tirar dúvidas em uma conversa com autoridades presentes. Os jovens levantaram questões sobre direitos e deveres, questões da escola e sobre o trabalho dos políticos.

Quem pode falar muito sobre o Judiciário foi a representante da Vara da Família, Infância e Juventude, Heloisa Roda Moreti, que elogiou a Gincana e o trabalho com os adolescentes: “Esse programa dissemina conhecimento para esses jovens que se mostraram estudiosos, interessados. É muito bom ver que eles querem saber mais, que querem um futuro melhor e fazem questão de fazer parte desse processo”.

A vereadora Angélica Olchaneski também pode conversar com os participantes do projeto. Ela reforçou que a transformação da sociedade sempre começa com as crianças e os jovens. “A mudança está neles, e esse tipo de debate precisa acontecer mais. Discutir, conhecer, participar são atitudes que precisam ser mais adotadas nos municípios, nas escolas e sempre ir além. Quem sabe esse tipo de ação não se prorroga para outras questões e assuntos que envolvem a nossa sociedade. Precisamos de mais programas como o Geração Atitude”.

Confira a programação da 3ª Etapa da Gincana da Cidadania:

13/05/2016 – Apucarana

16/05/2016 – Toledo