Evento com comitiva de deputados do Paraná é interrompido por ameaça de bomba na Argentina

04/11/2015 13h07 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Adriano Rima.

Créditos: Juliano Bueno / Coesus

O segundo dia da missão parlamentar paranaense composta pelos deputados estaduais Rasca Rodrigues (PV), José Carlos Schiavinato (PP), Fernando Scanavaca (PDT) e Marcio Nunes (PSC), para avaliar os impactos do fraturamento hidráulico (fracking) na Argentina terminou com um episódio desagradável nesta terça-feira (3), em Buenos Aires. No Senado argentino a comitiva paranaense participava do Encontro Latino-Americano de Alternativas ao Extrativismo, que debatia, entre outros temas, o método fracking, quando um telefonema anônimo alertando sobre a presença de uma bomba no Salón Illia, onde o encontro ocorria com cerca de 300 pessoas, mudou o roteiro da atividade.
A Polícia Federal argentina interrompeu o evento e evacuou o local. Após uma hora de procura, sem sucesso, o evento teve continuidade. "Fomos pegos de surpresa, não é o tipo de coisa que estamos acostumados no Brasil. Apesar da experiência desagradável, estamos bem e nossa missão continua", afirmou Rasca Rodrigues. Além dos quatro deputados, mais cinco paranaenses integram a comitiva e estavam presentes no encontro: os vereadores de Toledo, Tita Furlan e Vágner Delábio; a diretora da ONG 350.org, Nicole Figueiredo de Oliveira; o fundador da Coalizão Não Fracking Brasil (Coesus), Juliano Bueno de Araújo; e um representante da prefeitura de Toledo, Renato Eidt.
Participavam das discussões – que tinham como objetivo a organização de uma rede latino-americana de sustentabilidade e enfrentamento ao fracking no continente – cinco senadores e 19 deputados federais sul-americanos, além de nove deputados de províncias argentinas.
Nesta quarta-feira (4) a comitiva paranaense segue para o sul do país, onde irão visitar in loco poços de perfuração pelo método fracking, na cidade de Añelo (Neuquén).

*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.