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Explicações de Eduardo Requião Não Convenceram, Diz Rossoni

O deputado Valdir Rossoni (PSDB) disse que a exposição do superintendente do porto, Eduardo Requião, ontem na Assembléia Legislativa não convenceu. Segundo Rossoni, ao invés de tentar justificar erros e medidas polêmicas, a Appa deveria se ater a resolver os problemas dos portos do Paraná, que se avolumam cada vez mais e um exemplo são os relatórios das agências reguladoras apontando diversas irregularidades nos terminais.Rossoni, que presidiu a CPI dos Portos, justificou que foi por isso que apresentou um projeto, que terá assinatura de todos os demais membros da comissão, que determina que o indicado ao cargo de superintendente do porto deve ser aprovado previamente pela Assembléia Legislativa. “Esta é uma maneira democrática e também uma forma de dividir a responsabilidade para uma função desta importância”, comentou Rossoni.PerguntasO deputado também disse que o setor de comunicação do governo não precisa ficar fazendo campanha, com slogan “o porto é nosso”, porque todos os paranaenses estão de acordo de que a administração do porto deve ser paranaense. “Nós temos a compreensão que quanto mais para cima seja entregue a administração, maior será a incompetência”, disse o líder da Oposição.O deputado criticou o representante da Antaq – Associação Nacional Transportes Aquaviários – Carlos Alberto da Nóbrega. “Por que a Antaq é incisiva em seus relatórios e quando fica frente a frente com o superintendente Eduardo Requião, gagueja e não tem coragem de falar dos problemas do porto?”, indagou. Rossoni também inquiriu o superintendente do Porto, Eduardo Requião sobre os problemas do terminal.O deputado questionou a demora da Appa em implantar o sistema ISPS Code, um sistema de segurança que está sendo exigido pela ONU, cujo prazo se encerra em setembro deste ano. Rossoni lembrou ao superintendente do porto que há um ano foi disponibilizado R$ 4 milhões para implantação do ISPS Code, mas até agora o porto ainda não definiu qual empresa vai implantar o sistema.O parlamentar tucano também citou que o relatório da CPI do Porto já alertava que o porto deveria sofrer sanções e a Capitania dos Portos poderia tomar medidas sobre a dragagem caso nada fosse feito, o que de fato acabou acontecendo com a suspensão temporária da navegação do porto.O superintendente também não respondeu quais foram as sanções aplicadas aos funcionários envolvidos no sumiço da soja. Requião preferiu se apegar a versão de que tal fato não ocorreu.Outra questão foi com respeito ao rompimento de contrato com a empresa Bandeirante, que fazia a dragagem do porto, alegando irregularidades. Entretanto, o deputado lembrou que pouco tempo depois, a Appa recontratou a mesma empresa.AntaqO presidente da Antaq, Carlos Alberto da Nóbrega, informou que não há a intenção de tirar do estado do Paraná a administração do Porto. “Seria um contra-senso a gente cobrar um convênio de delegação e propor a federalização do Porto. O que queremos é que a Appa resolva as irregularidades”. Nóbrega lembrou que em abril deste ano esteve reunido com os irmãos Roberto e Eduardo Requião, quando discutiu a respeito das irregularidades apontadas. No encontro, Nóbrega ressaltou que a posição da Antac antes de punir é de consertar. “Infelizmente, as irregularidades importantes permanecem e a determinação do TCU, de que tenhamos uma atuação mais intensa, será obedecida”.De acordo com determinação do Tribunal de Contas da União, a Antaq tem 90 dias para apresentar o relatório final. A Agência realizou e vai encaminhar à APPA um novo relatório que ratifica a avaliação anterior. A superintendência dos portos terá então trinta dias para apresentar provas documentais de que providências estão sendo tomadas. Matéria de responsabilidade do gabinete da Liderança da OposiçãoSonia NaschkeFone: 3350-4193
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