Força-tarefa da Lava Jato participará de encontro regional no Plenarinho da Alep, na segunda-feira (24) Promovido por Comissão Especial da Câmara dos Deputados, evento contará com a presença do juiz Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol.

18/10/2016 14h07 | por Assessoria de Imprensa, com colaboração de Mariana Torres, da assessoria parlamentar.

Comissão Especial da Câmara dos Deputados promoverá encontro regional em Curitiba.Créditos: Mariana Torres

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a analisar o projeto de lei 4850/2016, que dispõe sobre medidas de combate à corrupção, realizará na próxima segunda-feira (24), às 9 horas, um encontro regional para debater o assunto no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. Devem participar da discussão o juiz federal Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol, protagonistas da operação Lava-Jato. O evento será realizado a pedido do deputado federal Diego Garcia (PHS-PR), um dos autores do PL, e do deputado estadual Evandro Araújo (PSC).

Aprovada no dia 9 de agosto, a realização do encontro tem o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná e será mais uma forma para incentivar a participação popular e o amplo debate sobre o tema da corrupção. Conhecida como a "capital da Lava-Jato", Curitiba terá espaço para contribuir para a discussão do tema considerado importante e urgente para o momento que vive o Brasil. Para que a reunião fosse possível, Diego Garcia apresentou, na Comissão Especial, o requerimento 63/2016, que previa a realização do encontro regional.  “O Brasil vive um problema crônico de corrupção em todas as esferas da sociedade: na esfera pública e privada, nos municípios, nos estados e na União, na política, na justiça e até mesmo onde não esperamos que aconteça. É necessário alterar o paradigma e mostrar que precisamos mudar isso para o Brasil crescer”, defende o parlamentar.

Também foram convidados para o evento o presidente do instituto "Mude", Fábio Oliveira; a diretora executiva do "Mude", Patrícia Ferhmann; o presidente da Comissão Especial, deputado federal Joaquim Passarinho (PSD-PA); e o relator da matéria, deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

A Comissão Especial, criada em junho deste ano, já realizou 27 encontros, entre reuniões e audiências públicas. O relator do projeto de iniciativa popular, o deputado Onyx Lorenzoni, terá o prazo de 40 sessões, prorrogáveis, para apresentar o parecer, que, quando for aprovado, seguirá ao Senado Federal.

Combate à corrupção – Diego Garcia é autor de onze projetos de lei anticorrupção na Câmara dos Deputados. As propostas foram apresentadas em consonância com a campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”, do Ministério Público Federal. Com a entrega das mais de 2 milhões de assinaturas de apoiamento às “10 Medidas” ao presidente da Câmara, em março, os deputados Diego Garcia, Mendes Thame (PV-SP), Fernando Francischini (SD-PR) e João Campos (PRB/GO), apresentaram o PL 4850/2016, que reúne todas essas medidas.