Frente Parlamentar vai ouvir vice-diretora geral da OMS sobre vacinas contra a Covid-19 Participação com a responsável pela área de Acesso a medicamentos, vacinas e produtos farmacêuticos da OMS acontece na reunião do dia 12 de agosto.

04/08/2020 10h38 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
A vice-diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Batista Galvão Simão, participará no dia 12 de agosto da reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná.

A vice-diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Batista Galvão Simão, participará no dia 12 de agosto da reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Marcus Vinicius Schroeder

A vice-diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Batista Galvão Simão, participará no dia 12 de agosto da reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná.

O deputado estadual Michele Caputo (PSDB) anunciou a participação especial da vice-diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Batista Galvão Simão, na reunião da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná, marcada para o dia 12 de agosto. O objetivo é tratar sobre a perspectiva da OMS em relação ao esforço mundial para produção de uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19.

Mariângela é responsável justamente pela área de Acesso a Medicamentos, Vacinas e produtos Farmacêuticos da OMS, em Genebra, na Suíça. A médica está diretamente envolvida no processo global de busca por uma vacina contra o coronavírus e também poderá apresentar o que já há de estudos referentes aos medicamentos que tem sido utilizados no combate à pandemia.

Até o momento, segundo a Organização Mundial da Saúde, 165 laboratórios trabalham na pesquisa de uma vacina contra a Covid-19. Por telefone, Mariângela afirmou que pelo menos 25 deles já estão em estágio avançado, mas é preciso ter cautela com o prazo em que os estudos serão finalizados.

Representatividade - De acordo com o deputado, a presença da OMS na reunião demonstra a força da Frente Parlamentar, que tem se destacado por promover debates sobre as mais diversas áreas afetadas pela pandemia. “Estamos fazendo a nossa parte, discutindo temas importantes, elaborando propostas ao governo e trazendo especialistas para ajudar o Paraná neste enfrentamento. O que queremos é preservar vidas e superar esta crise o quanto antes”, disse Michele Caputo, que coordena o colegiado de 31 deputados.

O deputado Reichembach (PSC), que integra a Frente Parlamentar, destaca a importância da reunião. "Estamos discutindo semanalmente as mudanças e novas perspectivas para a solução da pandemia, que ao meu ver está cada vez mais próxima em função das pesquisas avançadas para produzir uma vacina, e poder ouvir a vice-diretora da OMS nesse momento é um privilégio", ressalta.

Paraná - Recentemente, o Paraná fechou uma parceria com um laboratório chinês para a realização de testes e posterior produção de uma vacina contra a Covid-19 no Estado. Além disso, o governo estadual mantém tratativas com o governo russo para a formalização de uma outra parceria semelhante.

Caputo afirma que a Assembleia Legislativa também está auxiliando financeiramente neste processo. “O legislativo já autorizou o repasse de R$ 100 milhões ao Governo do Estado para a aquisição de uma futura vacina contra o coronavírus. Para o orçamento do ano que vem, mais R$ 100 milhões devem ser reservados para este fim pelo Executivo”, comenta o deputado.

Serviço – A sexta reunião remota da Frente Parlamentar do Coronavírus será realizada a partir das 9h30, no dia 12 de agosto, quarta-feira. O debate será transmitido ao vivo pela TV Assembleia através do canal 20.2 em TV averta e 16 na Claro/Net, além das redes sociais do legislativo paranaense.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação