Guarituba: Projeto Criado Por Romanelli Recebe Novo Investimento do Pac Federal

04/12/2007 16h16 | por Zé Beto Maciel / Luiz Filho /Daniel Abreu / h2foz@hotmail.com – contato@luizromanelli.com.br – daniel@luizromanelli.com.br(41) 9648-1104/(41)9241-2401
O governador Roberto Requião e o presidente da Cohapar, Rafael Greca, destacaram nesta terça-feira (4) a participação do deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) na elaboração e execução de projetos habitacionais no Paraná. Só o Novo Guarituba, projeto criado por Romanelli, está recebendo a maior parte dos R$ 97,8 milhões repassados pelo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) ao Governo Requião.“A parceria entre a Cohapar, Caixa Econômica Federal e a prefeitura de Piraquara é exemplo para todo o Brasil. Esse é o maior projeto de urbanização e regularização fundiária no país em andamento graças ao empenho de todos os envolvidos em levar dignidade para 12 mil famílias que hoje vivem em áreas de manancial, comprometendo o abastecimento de água na grande Curitiba.”, disse Requião.“Tenho que destacar e ressaltar a participação do deputado Romanelli na condução deste projeto”, disse Greca. Os R$ 97,8 milhões dos PAC para investimentos na estruturação urbana do bairro e para a recuperação dos mananciais de água da grande Curitiba incluem a contrapartida de R$ 18,3 milhões do Governo do Paraná. Do total do investimento do PAC, R$ 6,1 milhões são destinados para obras de água e esgoto da Sanepar.A assinatura do repasse, realizada durante a Escola de Governo, contou ainda com a presença do vice-governador Orlando Pessuti; do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Jorge Kalache Filho; do presidente da Sanepar, Stênio Jacob; e do prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha.Vida Nova - O projeto do Novo Guarituba prevê o resgate social de 12 mil famílias (mais de 44 mil pessoas), que vivem em áreas de risco. Cerca de 900 delas estão às margens dos rios Iraí, Piraquara e Itaqui que integram os mananciais, que fornecem água para 1,8 milhão de moradores da Grande Curitiba. Essas famílias serão transferidas para outras casas no próprio bairro. O governo está desenvolvendo obras de infra-estrutura básica, e construção das casas que vão beneficiar as cerca de 900 famílias, que moram em áreas de risco.O projeto é executado pela Cohapar em parceria com a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), Copel, Sanepar, Suderhsa, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e prefeitura de Piraquara.“O novo Guarituba vai já é exemplo na urbanização de favelas em todo o Brasil, com experiências idênticas em execução no Rio de janeiro. O Paraná mais uma vez sai na frente nos avanços sociais e se torna referência para toda a nação. Essa é política que temos no Estado, que dá prioridade aos pobres, mesmo que isso cause a revolta e o inconformismo em uma pequena, mas assustadoramente influente parte da sociedade”, disse Romanelli.