Inscrições para o Parlamento Universitário podem ser feitas até o dia 22 de setembro O projeto de ensino, pesquisa e formação política centrado na simulação das atividades legislativas é oferecido pela Escola do Legislativo da Alep.

12/09/2017 11h27 | por Sandra C. Pacheco
Parlamento Universitário.

Parlamento Universitário.Créditos: Arte: Vinícius Leme.

Parlamento Universitário.

Foi prorrogado até o dia 22 de setembro o prazo para inscrição de estudantes de graduação no Parlamento Universitário, projeto de ensino, pesquisa e formação política centrado na simulação das atividades da Assembleia Legislativo do Paraná e oferecido pela Escola do Legislativo da Casa. As inscrições podem ser feitas por meio do site da Escola do Legislativo (http://www.alep.pr.gov.br/escoladolegislativo/) e informações mais detalhadas estão à disposição dos interessados pelo e-mail escoladolegislativo@alep.pr.gov.br ou pelo fone 3350-4138.

Podem se inscrever alunos de instituições de ensino superior conveniadas com a Assembleia, como é o caso da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), da Unibrasil, da Uninter, da Unicuritiba, da FAE, da Opet ou da Universidade Positivo. As atividades acontecerão entre os dias 30 de outubro e 10 de novembro, nas dependências do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury, situado na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico.

Objetivos – O Parlamento Universitário visa oferecer aos cidadãos, em especial aos graduandos, o conhecimento e a vivência das atividades políticas do Parlamento, aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil, e proporcionar experiências práticas dos processos político e legislativo brasileiros. Adota a metodologia de ensino por meio da simulação, em que os participantes atuam diretamente nos trabalhos parlamentares, visando compreender como funciona a Assembleia Legislativa e para conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas do País.

A seleção dos participantes dentre os inscritos será feita por cada instituição, que repassará a lista dos selecionados e suplentes, observado o número de vagas definido em regulamento, à organização do Parlamento Universitário. Serão destinadas até quatro vagas por instituição a estudantes do curso de Jornalismo, também selecionados em processo independente da seleção para o Parlamento Universitário. Eles participarão de simulação autônoma da cobertura de imprensa do Parlamento Universitário.

O cronograma de atividades prevê as inscrições até o dia 22 de setembro, treinamento dos inscritos no dia 28 de setembro, seleção dos participantes de 2 a 16 de outubro, divulgação da lista final de participantes e suplentes em 18 de outubro, envio de proposições no período de 19 a 26 de outubro; abertura da sessão preparatória em 30 de outubro; simulação de 30 de outubro a 10 de novembro e encerramento e emissão de certificados em 10 de novembro. As atividades ocorrerão no período da manhã, a partir das 8 horas, de segunda a quarta-feira, e em período integral às quintas e sextas-feiras, a partir do mesmo horário, sempre fora do horário das sessões ordinárias do Poder Legislativo.