Legislativo anuncia a pauta da sessão plenária da próxima segunda-feira (8)

04/10/2012 12h15 | por Nádia Fontana
Parlamentares discutem e votam projetos em primeiro e segundo turnos

Parlamentares discutem e votam projetos em primeiro e segundo turnosCréditos: Sandro Nascimento/Alep

Parlamentares discutem e votam projetos em primeiro e segundo turnos
A Assembleia Legislativa realiza a 81ª sessão ordinária deste ano na próxima segunda-feira (8), a partir das 14h30, para discutir uma pauta que apresenta seis projetos de lei e mais cinco indicações parlamentares. Entre as matérias que serão debatidas está a proposição de nº 460/12, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a estadualização da estrada municipal que liga a sede de Coronel Domingos Soares, município localizado na região Sudoeste, à PR-449.
Esse projeto, oriundo da Mensagem nº 057/2012 e que será apreciado em primeiro turno, estabelece a estadualização de um trecho de 27,3 quilômetros desta estrada, sendo 8,76 quilômetros pavimentados e 18,54 quilômetros não pavimentados. De acordo com o governo, “justifica-se a escolha do referido trecho para ser incorporado à malha rodoviária estadual por se tratar da conexão mais direta da população residente no município de Coronel Domingos Soares com os serviços urbanos oferecidos pela cidade-polo de Palmas”.
Informa ainda o Executivo que “a transferência para o poder público estadual propiciará condições de pavimentação do trecho de18,54 quilômetrose de conservação e manutenção constantes de todo o segmento, oferecendo à população local a garantia de trafegabilidade com segurança e rapidez”. Outro aspecto destacado pelo governo é o fato da pavimentação acarretar maior incentivo à instalação de indústrias, bem como melhorias no escoamento agrícola, possibilitando ao Executivo desenvolver ações que garantam avanços nos indicadores econômicos e sociais da região.
Homenagem - Nesta sessão os deputados votam também em primeiro turno o projeto de lei nº 278/11, do deputado Dr. Batista (PMN), que denomina de Said Felício Ferreira o Hospital Universitário de Maringá; e a proposição de nº 204/12, do deputado Tadeu Veneri (PT), que institui o dia 21 de setembro como o Dia dos Trabalhadores do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados.
Igualmente em primeira discussão entra o projeto de nº 314/12, do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), que concede o título de Cidadão Benemérito ao Pastor Advanir Alves Ferreira. Outra matéria em pauta é a proposição nº 462/12, do Poder Executivo. Essa proposição autoriza o governo a efetuar a cessão de uso de imóvel ao Centro de Convivência Arte & Vida do município de Arapongas. Já em segunda discussão está o projeto de nº 308/12, do deputado Fernando Scanavaca (PDT), declarando de utilidade pública o Centro de Apoio e Integração Social Bem Viver, com sede e foro na cidade de Umuarama.