Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Mais 73 municípios em situação de calamidade pública no Paraná

Podcast
Presidente Traiano anuncia que mais 73 municípios serão decretados "em situação de calamidade pública" no Paraná
Presidente Traiano anuncia que mais 73 municípios serão decretados "em situação de calamidade pública" no Paraná Créditos: Dálie Felberg

Os deputados fizeram três sessões virtuais nesta quarta-feira, 15 de abril de 2020, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Uma ordinária e duas extraordinárias. Entre as propostas aprovadas, em primeira e segunda discussões, com dispensa de redação final, estava o  projeto de Decreto Legislativo, que reconhece mais 73  municípios paranaenses em  “estado de calamidade pública”,  até  31 de dezembro deste ano, devido à pandemia provocada pela Covid-19.  

A medida, que é prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, dispensa o cumprimento de metas fiscais e suspende prazos e restrições quanto ao limite de despesas com pessoal. O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) diz que esse é o melhor caminho adotado pelos municípios nesse momento de queda na arrecadação.

(sonora)

Já são 40 os municípios nessa condição. Desta vez os que passam a constar como “em situação de calamidade pública decretada”  são:

Agudos do Sul;  Anahy; Bom Jesus do Sul; Cafelândia;  Califórnia;  Campina da Lagoa; Centenário do Sul; Cruz Machado; General Carneiro;  Guapirama;  Iretama;  Itapejara D’Oeste; Itaperuçu; Ivaiporã; Jataizinho; Lapa;  Loanda; Marialva; Nova Laranjeiras; Nova Prata do Iguaçu; Pato Branco; Pérola D’Oeste; Pérola; Prado Ferreira; Quinta do Sol; Quitandinha; Realeza; Rebouças;

Renascença; Roncador; Salto do Lontra; Santa Mariana;  São João do Ivaí; São Jorge D’Oeste; Telêmaco Borba;  Tunas do Paraná; Xambrê; Piraí do Sul; Santo Antônio do Caiuá; Mandirituba; Espigão Alto do Iguaçu; Pinhalão;  Astorga; Cândido de Abreu; Tomazina; Boa Esperança do Iguaçu; Santo Inácio; Tapejara; Boa Ventura do São Roque; Icaraíma; Rolândia; Santo Antônio do Paraíso;  Ribeirão do Pinhal; Paula Freitas; Siqueira Campos;  Quatiguá; Turvo; Laranjeiras do Sul; Cambira; Carambeí;  Jaboti; Peabiru; Sulina; Araruna; Alvorada do Sul; Sapopema; Doutor Ulysses; Pranchita; Nova Londrina;  Jussara; Tupãssi; Faxinal; Pitanga.

(Sobe som))

A Comissão Executiva da Assembleia, em conjunto com a equipe jurídica da Casa, elaborou um manual com orientações para as prefeituras para padronizar o formato dos decretos. Assim, está sendo possível que os deputados votem todos os decretos em apenas um projeto de lei.

Os decretos aprovados em âmbito estadual flexibilizam apenas o cumprimento de metas fiscais, ou seja, com a aprovação, as prefeituras ficam desobrigadas a seguir alguns limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, por exemplo. Porém, em caso de dispensas em processos de licitação, compra de equipamentos de emergência, os prefeitos precisam recorrer à legislação federal.

(sobe som)

Os deputados também aprovaram a proposta que altera alguns pontos do projeto de resolução que instituiu, há cerca de um mês, o sistema remoto de votações na Assembleia. Por exemplo, adequações que atenderam ao pedido de diversos parlamentares, para incluir mais horários no expediente, com a possibilidade de até seis oradores utilizarem o tempo por um prazo de cinco minutos cada.

 

Voltamos na segunda-feira com mais notícias pra você.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação