Mauro Moraes, o homem que virou o jogo, é a atração deste sábado (12) no "Política e Viola" Programa é um dos principais destaques da TV Assembleia e vai ao ar às 21h30, com apresentação da dupla de sertanejos Willian e Renan.

10/12/2015 11h17 | por Diretoria de Comunicação

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

O deputado Mauro Moraes (PSDB) é um campeão de votos em Curitiba. Quem imaginar, por isso, que ele foi um típico piá de prédio da capital, daqueles que jogam bolinha de gude no carpete e empinam raia no ar-condicionado, vai se surpreender. As revelações que fez no programa Política & Viola, da TV Assembleia, apresentado pela dupla sertaneja Willian & Renan, que vai ao ar neste sábado (12), às 21h30, mostram um cidadão muito diferente.

Mauro Moraes nasceu em Tomazina, pequena cidade do Norte Pioneiro do Paraná, e teve a vida marcada por uma tragédia. O pai, dono do cartório local, morreu aos 33 anos de idade. Quando Mauro era uma criança de seis anos. A vida da família virou de cabeça para baixo. Da fartura para a necessidade sem escalas. O cartório foi perdido e a mãe teve de dar conta de sustentar sozinha 5 filhos. Foi ser servente do Fórum.

A tragédia da morte do pai fez com que ficasse ainda mais próximo da mãe. “Ela era uma mulher bonita de apenas 28 anos, podia ter casado outra vez e ter constituído outra família. Aí eu e meus quatro irmãos ficaríamos em segundo plano. Mas ela preferiu passar necessidade e se dedicar inteiramente a nós”, diz o deputado, que sempre se emociona ao falar da mãe e ao lembrar que a perdeu quando ela morreu ao sofrer complicações por uma cirurgia geralmente considerada banal.

Recorda que, tão logo acertou o passo em Curitiba, trouxe a mãe para a capital e tentou compensá-la pelas dificuldades que passou. Ainda assim, quando indagado por Willian sobre seu arrependimento na vida, diz que é o de não ter feito ainda mais por ela.

Mauro Moraes veio para Curitiba aos 17 anos, estudou, passou no vestibular de Direito. Formou-se e fez pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas. Entrou para a política estudantil, se tornou presidente do centro acadêmico, depois foi para a política partidária. Elegeu-se vereador, depois deputado estadual. Sempre o mais votado de Curitiba. Já são 36 anos, ou 9 mandatos consecutivos. Um recorde.

Atribui essa carreira bem sucedida a muito foco e renúncia. Desde o tempo da faculdade, enquanto os amigos iam para as baladas ele ficava no quarto estudando. Até hoje é um trabalhador compulsivo. Acredita que esse é um dos seus defeitos.

Diz que ainda tem muito gás para outros mandatos, mas garante que ninguém o verá perder eleição. “Se eu sentir que o eleitor não me quer mais como seu representante eu tomo a iniciativa de parar. Mas a minha percepção diz que isso ainda vai demorar muito”, garante.

Também assegura que o seu eleitor nunca o verá envolvido em “malandragem, escândalos ou denúncias”. Mas dá uma amostra das astúcias de que lança mão para ter toda essa longevidade política. Quando o apresentador Willian indaga para que time ele torce:

- Botafogo.

E aqui, insiste Willian:

- Aqui torço pelos três...

A dupla de músicos convidada desta semana é Gustavo Toledo & Daniel e, não por acaso, são de Toledo. A pedido de Mauro Moraes eles tocaram “Recaídas”, uma das músicas favoritas do deputado. (“E hoje mesmo separados sinto/ Que o seu corpo ainda é meu/ Às vezes me escondo/ E faço de tudo pra ninguém notar/ Que eu vivo e morro por ti/ Tem semana que às vezes sofro e vêm as recaídas”).

Os cantores são irmãos, jovens, e contam que fazem sucesso com as mulheres que frequentam seus shows.  Revelam que elas são cada vez mais desinibidas. Foi-se o tempo em que jogavam apenas calcinhas no palco. Willian, sempre interessado nesse tipo de assunto, indaga se alguma dessas fãs já invadiu o palco com propósitos mais ousados:

- Uma vez uma entrou no palco e arrancou minha botina, revela Gustavo Toledo.

- Só a botina? -, questiona Willian, meio decepcionado.

- No palco foi só a botina, revela o cantor.

Para encerrar o programa, Mauro Moraes pede que a dupla, mais os apresentadores, cantem a música “Nova York”, de Chrystian & Ralf, outra de suas favoritas. Ele canta junto e gesticula: “Essa é a história de um novo herói/ Cabelos compridos a rolar no vento/ Pela estrada no seu caminhão/ Gravado no peito a sombra de um dragão/ Tinha um sonho ir pra Nova York/ E levar a namorada/ Fazer seu caminhão voar nas nuvens/ Mas enquanto isso na estrada/ Saudade vai, vai, vai/ Saudade vem, vem, vem/ Te buscar”.

O programa vai ao ar na TV Assembleia todos os sábados, às 21h30, com reprise aos domingos, ao meio-dia. A TV Assembleia pode ser assistida no canal 16 da Net e na internet, neste link.