Ouça entrevista com o secretário da Saúde sobre medidas de combate ao Coronavírus

24/03/2020 18h23 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Secretário de Saúde, Beto Preto, falou aos deputados sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus no Paraná.

Secretário de Saúde, Beto Preto, falou aos deputados sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus no Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Secretário de Saúde, Beto Preto, falou aos deputados sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus no Paraná.

O Secretário estadual da Saúde, Beto Preto,  estima 30 mil casos de Coronavírus no Paraná no pico da epidemia, o que deve ocorrer dentro de quarenta dias. Pouco mais de um mês. O Estado se prepara com a aquisição de 604  novos leitos de UTI.

O secretário  esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, no início da sessão plenária, a convite do líder do governo deputado Hussein Bakri (PSD).  E nós conversamos com ele.

Vamos ouvir.

(Entrevista)

Os números da pandemia no Paraná anunciados pelo secretário aos deputados:

São 2500  casos notificados até o momento.  1800 suspeitos e 70 confirmados. 2/3 estão concentrados em Curitiba e Região Metropolitana. “Apesar dos números crescerem a cada dia, o Paraná registra um percentual de 0,39% de casos por 100 mil habitantes.  O menor índice da região Sul”. Disse o secretário Beto Preto.

(sobe som)

Depois da fala do secretário, os deputados analisaram  três projetos de lei em uma sessão ordinária e duas extraordinárias.

Entre as propostas, todas do Poder Executivo, estava  o decreto legislativo 2/2020 que reconhece a ocorrência de estado de calamidade pública no Paraná. O pedido foi feito pelo governador Carlos Roberto Massa Júnior através de mensagem enviada nesta segunda-feira à Assembleia. O pedido para reconhecimento de estado de calamidade pública tem efeitos até 31 de dezembro de 2020, e é justificado, segundo o governo, em razão da pandemia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, decorrente da COVID-19.

O reconhecimento da situação de calamidade pública garante que o Estado fique dispensado de atingir  resultados fiscais e da limitação de empenho previstos no art. 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal, já que as  medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia gerarão uma série de custos não previstos na Lei Orçamentária Anual do Estado do Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação