Parlamento Universitário estende experiência dos estudantes em diálogo com a iniciativa privada

19/12/2018 10h31 | por Trajano Budola
Alunos do Parlamento Universitário visitam unidade do Boticário de São José dos Pinhais.

Alunos do Parlamento Universitário visitam unidade do Boticário de São José dos Pinhais.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Alunos do Parlamento Universitário visitam unidade do Boticário de São José dos Pinhais.

Um grupo de alunos do Parlamento Universitário, projeto da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), visitou na tarde desta terça-feira (18) a unidade de produção do Grupo Boticário, em São José dos Pinhais, para uma conversa sobre relações institucionais e diálogo entre a iniciativa privada e os órgãos de Estado. Acompanhados da coordenadora pedagógica do projeto, Roberta Picussa, os estudantes ouviram o relato do coordenador de Relações Institucionais da empresa, Felipe Salomão, sobre como as demandas empresariais podem se transformar em políticas públicas de interesse social.

“Amadurecer canais de relacionamento entre a iniciativa privada e o poder público é um de nossos objetivos, para que o diálogo seja cada vez mais transparente. O Parlamento Universitário é uma excelente forma de plantar esta semente e, em um futuro próximo, alcançar a maturidade da interação entre as empresas e os governos”, explicou. Felipe Salomão destacou os projetos sociais e ambientais mantidos pelo grupo e a forma como estas propostas são levadas ao conhecimento das autoridades com a intenção de que se tornem perenes.

A visita à fábrica, uma das maiores no setor de cosméticos e perfumaria do Brasil, foi promovida como extensão do que os alunos do Parlamento Universitário puderam observar em duas semanas de simulação da rotina dos deputados paranaenses na Assembleia Legislativa, entre os meses de outubro e novembro passados. Neste período, os acadêmicos formaram bancadas parlamentares, elegeram um governador, escolheram os membros que fizeram parte das comissões temáticas legislativas, defenderam propostas em Plenário e votaram projetos de lei elaborados por eles mesmos.

A experiência, premiada pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) como o melhor projeto educacional desenvolvido por um Legislativo brasileiro para a comunidade, reuniu neste ano alunos de nove instituições de ensino superior, públicas e privadas. O projeto faz parte do plano de ações da Mesa Executiva da Alep, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), para abrir as portas do Legislativo à população paranaense.

 

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