O projeto que altera os limites da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana será tema de uma audiência pública nesta sexta-feira (10), no Cine Teatro Ópera, na cidade de Ponta Grossa. A proposta em trâmite na Assembleia Legislativa do Paraná prevê a redução da APA de 392 mil hectares para 126 mil hectares. A alteração está baseada em um estudo técnico como explica o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), um dos autores do projeto.
Sonora
A audiência pública desta sexta-feira contará com a participação de representantes dos principais órgãos públicos e instituições ligadas à agricultura, ao meio ambiente, a preservação do patrimônio natural e ao setor produtivo. Também estarão presentes no debate membros do Ministério Público, pesquisadores e representantes dos municípios que compõem a área de proteção. Um dos autores do projeto, o deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) ressalta a importância de toda a comunidade participar do evento e compreender o que está sendo proposto.
Sonora
O debate é uma iniciativa conjunta do deputado Plauto Miró Guimarães Filho, e das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais e de Cultura. Todas da Assembleia Legislativa do Paraná.
A Escarpa Devoniana é um degrau topográfico, com um enorme paredão, que separa o Primeiro e o Segundo Planalto paranaense. Abrange 12 municípios e abriga patrimônios naturais, sítios arqueológicos e rios preservados pela APA da Escarpa Devoniana, criada em 1992. A audiência está marcada para as 9h. O Cine Teatro Ópera fica na Rua XV de Novembro, 468, no Centro de Ponta Grossa.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.