Requião Libera Mais R$ 28,3 Milhões Para Integração do Transporte Na Grande Curitiba 29-05-06

14/06/2006 15h11 | por Site de notícias do governo
O governador Roberto Requião liberou mais R$ 28,3 milhões em obras para as cidades de Colombo e Pinhais na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Requião assinou duas ordens de serviço e autorizou a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) a licitar mais duas obras que integram o Programa de Transporte de Passageiros da RMC. “São obras necessárias, de demandas históricas, que diminuem as diferenças entre as cidades da região metropolitana. Obras iguais a essa como a Estrada da Ribeira, estamos entregando em todos os municípios do Paraná”, disse Requião na presença de mil pessoas que lotaram o auditório da prefeitura de Colombo. Nesta terça-feira (30), Requião libera mais R$ 6,2 milhões em obras de pavimentação na cidade de Fazenda Rio Grande.Em Colombo, Requião homologou duas ordens de serviço e autorizou uma licitação. As ordens de serviço, no valor de R$ 19,94 milhões, referem-se à revitalização do trecho de 6,2 quilômetros da Estrada da Ribeira entre o trevo da Penha e o terminal Alto Maracanã. A estrada terá agora três faixas de tráfego em duas pistas, uma trincheira na interseção da Rodovia da Uva com as ruas Gustavo Nass e Adélio Correa, além de obras de paisagismo e iluminação. Já a autorização de licitação diz respeito à pavimentação, em duas pistas e obras complementares (paisagismo, iluminação e sinalização) da ligação entre o limite de Almirante Tamandaré e Colombo e a Rodovia da Uva, numa extensão de 310 metros no valor de R$ 1,40 milhão.“São obras fundamentais para Colombo. A rodovia da Uva é a principal via de acesso da sede do município à Curitiba, e a Estrada da Ribeira é importante não só para o desenvolvimento de Colombo, mas para todo os municípios do Vale da Ribeira. São obras que esperamos há muito tempo. No Alto Maracanã, o cruzamento das Ruas Roberto Lamback Falavinha e a Abel Scussiato com a Estrada da Ribeira, representa um dos maiores problemas do trânsito na cidade que com as obras, será eliminado. Neste lugar, muitas vidas se perderam em graves acidentes que são corriqueiros”, disse o prefeito Jota Camargo.O secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Neto, apontou que o conjunto de obras que está sendo executado pela Sedu ultrapassa a R$ 800 milhões. “O governador Roberto Requião está transformando o Paraná. Resgatando compromissos históricos como esses em Colombo e Pinhais, como em todos os municípios do Paraná”, disse.O deputado estadual Edson Strapasson afirmou que o Governo do Estado está investindo mais de R$ 127 milhões em obras nos corredores de transporte coletivo da RMC. “Isso trará mais agilidade, mais conforte e segurança ao usuário do transporte, além de trazer desenvolvimento nos municípios que compõem a região metropolitana. Só o terminal do Alto Maracanã, que está em vias de conclusão e que faz parte desse pacote de obras atende mais 90 mil usuários dias”, disse.Em Pinhais, Requião autorizou o presidente da Comec, Alcidino Bittencour Pereira, a licitar a pavimentação na rua Jacob Macanhan - extensão de 2,3 quilômetros e no valor de R$ 6,95 milhões. A nova rua terá quatro pistas de rolamento e o trecho corresponde à primeira fase da obras que, em sua totalidade, vai ligar a Estrada da Graciosa à Rodovia PR-417 (Avenida João Leopoldo Jacomel) somando 4,5 quilômetros.