Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

A semana na Alep foi marcada pela realização de diversas reuniões e audiências públicas

A sociedade organizada tem participado ativamente das atividades no Parlamento estadual, sobretudo com intervenções nas audiências públicas.


A agenda de trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) contou com diversos eventos que trouxeram, para dentro da Alep, centenas de pessoas, para a discussão de temas importantes, como o plantio da soja safrinha, a reforma previdenciária defendida pelo Governo Federal, a situação da população atingida por barragens e, por fim, o lançamento do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, promovido em uma ação conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania.

O lançamento do Pacto, ocorrido na quinta-feira (16), contou com a presença da secretária nacional de Cidadania do Ministério da Justiça e da Cidadania, Flavia Cristina Piovesan, e da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Ivana de Siqueira. O Paraná é o primeiro Estado a aderir formalmente ao pacto, com 44 instituições de ensino superior e entidades apoiadoras assumindo o compromisso de levar adiante a iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania, para educação em direitos humanos no ensino superior.

 

Comissões – As Comissões Permanentes também tiveram boa atuação nos últimos dias. Na quarta-feira (15), os deputados que integram a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação ouviram o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Henrique Dividino, sobre os planos de expansão das atividades do órgão, bem como as dificuldades enfrentadas para a execução dos projetos de melhorias da estrutura. Dividino ressaltou a evolução no funcionamento do porto nos últimos anos, saindo do último lugar no ranking nacional para se consolidar como o terceiro melhor do país.

A Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT), se reuniu e aprovou o projeto de lei nº 230/2015, que institui o transporte gratuito para idosos com mais de 60 anos de idade nas linhas de ônibus intermunicipais.

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foram aprovados dois projetos de lei do Poder Executivo que destinam recursos para o Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (FIA), obedecendo a um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Governo do Estado e o Ministério Público estadual, no ano passado.

 

Exposição – Na segunda-feira (13) foi inaugurada no Espaço Cultural da Alep a exposição “Olhar Mitológico”, do artista plástico curitibano Mauro Dacol. A mostra reúne sete mosaicos representando figuras femininas emblemáticas da mitologia antiga, como as deusas Hera, Afrodite e Gaia, Pandora, Medusa e uma sereia. Há ainda uma representação do pavão, ave associada à rainha do Olimpo e também símbolo escolhido pelo artista para seu atelier. A exposição, que é aberta ao público, permanece até o dia 24, podendo ser visitada das 9 às 18 horas.

 

Livro – O livro “VIVER: Pense em você”, da escritora Tania Mary Gomez, teve o seu lançamento realizado na Alep. A obra com 114 páginas traz relatos de mulheres que tiveram câncer de mama e que, com muita garra, conseguiram vencer a doença. Além das histórias reais, o livro traz informações sobre as entidades que atuam no tratamento do câncer em Curitiba e informações focadas na prevenção. O lançamento foi marcado por apresentações musicais e de um grupo de dança formado por pacientes da APACN (Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia).

 

Novos programas – A semana no Legislativo paranaense também foi marcada pela estreia de dois novos programas na TV Assembleia. Na quarta-feira (15), ocorreu a estrei do “Fala Prefeito”. No programa, os administradores municipais têm a oportunidade de falar das ações programadas nas respectivas prefeituras e das que já estão em curso, além de apresentar as potencialidades e expectativas dos municípios. O programa é transmitido todas as quartas-feiras, às 19 horas, com reprise também às 19 horas, nos domingos, e às 12 horas, nas segundas-feiras.

A outra estreia foi a do programa “Escola do Legislativo”, cuja proposta é entrevistar todas as semanas um especialista em assuntos relacionados ao serviço público. Os convidados que participam das palestras ofertadas pela Escola do Legislativo da Alep para servidores da Casa, cidadãos e lideranças comunitárias, além de deputados e vereadores, participarão igualmente dos programas. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 21h30, com reprises aos sábados, às 22 horas, e às terças-feiras, às 19h30, antes da reprise da Sessão Plenária. Sempre que as transmissões das sessões do Tribunal de Contas terminarem antes das 17h30, nas quintas-feiras, o programa também será repetido neste horário.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação