Comissão de Indústria e Comércio concentrou esforços em defesa do emprego, ao longo de 2016 Comissão promoverá reuniões itinerantes em 2017 para acompanhar incremento proposto pelo grupo ao Programa Nota Paraná, da Secretaria da Fazenda (SEFA).

10/01/2017 09h20 | por Trajano Budola
Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.


A Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa trabalhou em 2016 pela manutenção dos postos de trabalho no Paraná, pela desburocratização de acesso a programas estaduais de crédito aos paranaenses que desejam empreender e também pela defesa dos direitos do consumidor. Presidido pelo deputado Marcio Pauliki (PDT), o grupo se reuniu 17 vezes e deu pareceres a 23 projetos de lei. Entre as iniciativas que tiveram a aprovação da comissão e acabaram aprovadas também em Plenário, está a proposta que proíbe o terceiro dígito de centavos nas ofertas de preços de combustíveis no Paraná.

Este projeto de lei de nº 540/2015, do deputado Evandro Araújo (PSC), já foi inclusive sancionado pelo Poder Executivo e hoje vale como lei estadual (Lei nº 18782, de 17 de maio de 2016). Outro destaque foi o debate do Decreto Estadual nº 422/2015, que exige pagamento antecipado de ICMS sobre operações que tenham origem em outros estados da federação. A comissão promoveu uma reunião sobre o tema que contou com a presença do deputado federal João Arruda (PMDB); do líder do Governo na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB); membros da OAB-Paraná e representantes da Coordenação da Receita do Estado e assessoria federal do programa Simples Nacional.

Expectativa – Marcio Pauliki também destacou a contribuição da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda com o Programa Paraná Competitivo, da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), em 2016. “Isso para que tenhamos em uma nova etapa do programa incentivos fiscais não apenas para a indústria, mas também para as empresas do comércio. Esperamos já para o inicio de 2017 a assinatura de um protocolo neste sentido, por parte do Poder Executivo”, explica.

Outra expectativa para o ano novo é continuar contribuindo com incrementos para o Programa Nota Paraná. De acordo com Pauliki, uma proposta conjunta feita pelo grupo foi acatada pelo Governo do Estado para que o consumidor paranaense tenha a opção de reverter créditos do Nota Paraná em doações a ONGS. “Isto já gerou em 2016 mais de R$ 6 milhões em doações para mais de 700 entidades paranaenses. E vai crescer ainda mais no ano que vem. A Comissão tem planos de fazer reuniões itinerantes em 2017, para acompanhar o crescimento do programa e fazê-lo expandir cada vez mais. É assim que entendemos: desenvolvimento econômico que gera inclusão social. Este é o trabalho primordial e essencial da nossa comissão”, afirma Pauliki.

Membros - Além do presidente Marcio Pauliki, a Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia Legislativa é formada pelo vice-presidente, deputado Guto Silva (PSD); deputado Tiago Amaral (PSB); deputado Anibelli Neto (PMDB); deputado Elio Rusch (DEM); deputado Felipe Francischini (SD); e deputado Paulo Litro (PSDB).

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação