Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Hospital Erasto Gaertner pede apoio para implantação de sistema cirúrgico robótico

01/06/2015 17h32 | por Nádia Fontana
Superintendente Adriano Lago, do Hospital Erasto Gaertner.

Superintendente Adriano Lago, do Hospital Erasto Gaertner.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Superintendente Adriano Lago, do Hospital Erasto Gaertner.

O superintendente Adriano Lago, do Hospital Erasto Gaertner, referência paranaense no tratamento oncológico, pediu nesta segunda-feira (1º) apoio dos deputados estaduais ao projeto que está sendo desenvolvido pela instituição e visa a implantação de um sistema cirúrgico robótico. “Esse sistema vai oferecer um melhor atendimento e tratamento aos pacientes, principalmente do SUS (Sistema Único de Saúde), que representam 93% dos atendimentos feitos pelo hospital”, disse Lago, em pronunciamento realizado durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa.
Segundo ele, o equipamento que permitirá a execução de cirurgias complexas utilizando procedimentos minimamente invasivos exige um investimento total de mais de R$ 15 milhões. O projeto está sendo viabilizado por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon). Parte desses recursos já foi captada pelo hospital. A arrecadação foi feita através de deduções do Imposto de Renda, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, que poderiam ser de até 1% do imposto retido ou devido em 2015. “A instituição sozinha não conseguiu todo o valor. Por isso, como ainda existe uma alternativa para levantar o montante, estamos solicitando o apoio da Assembleia”, explicou o superintendente.
Dedicação – O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), elogiou o trabalho desenvolvido pelo Hospital Erasto Gaertner e pelas voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC). “Os pacientes e familiares são recebidos sempre com uma atenção especial, com muita dedicação de todos os funcionários”, declarou. “Só quem já precisou sabe o quanto é importante o trabalho desenvolvido pelo Erasto Gaertner”, acrescentou. O deputado Ney Leprevost (PSD), que propôs a exposição sobre o projeto do hospital no Legislativo, também enalteceu a atuação da instituição e disse que todo o esforço possível será feito na Assembleia para buscar uma solução que viabilize o equipamento.
De acordo com Adriano Lago, no ano passado 34 mil pacientes foram atendidos pela instituição e mais de um milhão de procedimentos executados, tendo sido aplicadas 70 mil doses de quimioterapia. Além disso, ele chamou a atenção para os dados sobre a ocorrência de câncer entre a população. Sete mil novos casos de câncer foram diagnosticados pelo hospital em 2014, contra cerca de seis mil em 2013. “Estão crescendo o número de pacientes com câncer”, alertou, ao mencionar o aperfeiçoamento da tecnologia que permite melhorar o diagnóstico e tratamento da doença.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação