A dengue se combate sempre. Se esta frase já é conhecida de todos, ela agora pode virar lei no Paraná. É que o deputado Gilberto Martin (PMDB) apresentou um projeto neste sentido na Assembleia Legislativa, para que todo dia 9 de cada mês seja oficialmente considerado como dia de combate ao mosquito transmissor da doença. “A dengue deve ser enfrentada todos os dias do ano. O que tenho observado é que só nos preocupamos com a doença quando começa a intensificação dos casos confirmados e saímos todos correndo atrás do mosquito, mas neste momento a doença já está instalada”, explica Gilberto Martin.
Para o deputado os próximos meses são especialmente perigosos para a saúde pública. Com a chegada do inverno a dengue é esquecida pela população. “Só vamos lembrar em setembro, outubro, quando já está instalada uma nova epidemia. O objetivo deste projeto de lei é que todos os anos, todos os meses, tenhamos pelo menos uma vez a obrigatoriedade da sociedade, dos órgãos de governo, das organizações sociais, de envolvimento no combate ao aedes aegypti”, disse Martin.
Embora o projeto de lei não estabeleça as ações que devem acontecer nestes dias de cada mês, o deputado explica que após a promulgação da lei e durante o processo de regulamentação estas ações devem ficar claras. “O projeto não estabelece nenhuma obrigatoriedade ao Executivo. Mas vamos estabelecer uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e convocar audiências públicas para estabelecer a forma como este combate deve acontecer. Sem dúvida é preciso mobilização popular, convocando a comunidade escolar, religiosa e clubes de serviço para mutirões e ações educativas”, completou o deputado.
Números- De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, de agosto de 2012 até a última segunda-feira (22) foram registrados 27.081 casos da doença, sendo que destes 106 evoluíram para a forma grave. Doze pessoas morreram em virtude da dengue no Paraná neste período.