Alexandre Guimarães
Família

Alexandre Guimarães é campo-larguense. Nascido em 1974, tem dois filhos, Affonso e Pedro, e faz parte de uma família que tem dedicado grande parte de sua história pela cidade de Campo Largo.

Seu pai, Affonso Portugal Guimarães, já foi eleito três vezes prefeito do município campo-larguense e participou das maiores conquistas da cidade nos últimos 30 anos. Ao lado dele, Alexandre aprendeu a valorizar e defender sua cidade, seu estado e seu país.

Educação

Na infância e na adolescência, passou pela Escola Municipal Reino da Loucinha e pelo Colégio Estadual Sagrada Família, de Campo Largo (PR). Formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e concluiu especialização na Universidade de São Paulo (USP). Foi professor de ensino médio em Campo Largo na década de 90. Até hoje, atua como dentista.

Com toda a base da educação construída na rede pública, Alexandre Guimarães ouviu do pai no dia da sua formatura: “Você é fruto de um serviço público, da educação pública. Sempre lembre que você tem uma dívida com a sociedade”.

Foi com esses valores que Alexandre Guimarães decidiu ir além e oferecer mais para a população.

Política

Entre 2001 e 2004, Alexandre Guimarães foi coordenador odontológico na Secretaria de Saúde de Campo Largo e criou o projeto do ônibus do Doutor Dentão e a “carteirinha do flúor”.

Em 2013 e 2014, esteve à frente da Secretaria de Governo do município e atuou articulando as demais pastas em diversos projetos. Entre eles, Alexandre reestruturou um departamento específico de Associação de Moradores e, pessoalmente, foi a 44 reuniões com comunidades só em 2013. Também foi ele quem lutou para sair a reforma do Centro Médico de Campo Largo – o que antes era alvo de críticas, hoje recebe elogios da população – e pela revolucionária criação da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas.

Com coragem, também decidiu mexer em vários “vespeiros” como Regularização Fundiária, autonomia para Licenciamento Ambiental e infraestrutura para o interior.

Deputado estadual

Nas eleições de 2014, Alexandre Guimarães quebrou um ciclo de 24 anos sem um representante campo-larguense na Assembleia Legislativa. Eleito com 24.357 votos para a 18ª Legislatura, faz parte da maior bancada individual da Casa: a do PSC, com 12 deputados.

O deputado é presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos, vice-presidente da Comissão de Saúde e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude.

.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria 
    do próprio parlamentar)

 

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Alexandre Guimarães
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação