Nascido em 1966, filho do seu João e da dona Maria, descendente de imigrantes poloneses, casado com a professora e pedagoga Rosária desde 1987 e pai de um casal de gêmeos.

Começou a trabalhar com 8 anos como ajudante de pintura predial com seu pai. Trabalhou como contínuo no escritório na empresa paranaense localizado no centro de São Paulo chamada COINBRA (Comércio e Indústria Brasileira de Óleos Comestíveis). Foi Diretor Comercial da Rádio Record de Uberlândia – MG, apresentador, locutor e animador de rádio e televisão nas emissoras: Rádio Gospel FM (PR), Rádio Scala AM (PR), Rádio Atalaia AM (PR), Rádio Cultura AM (MT), Rádio Cidade FM (MG), Rádio Voz do Oeste AM (MT), Rádio Globo AM (MT), Rádio Capital AM (MS), Rádio Cultura de Santo André AM (SP), Rádio São Paulo (SP), Rádio Mulher AM (SP), Rádio Record AM (MG) e TV Record (MG).


Graduações

Processamento de Dados com ênfase em Engenharia de Software, na Faculdade ESEEI
Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Universidade Positivo
MBA Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, na UTFPR (em curso)

Vocação Pastoral

Em meados de 1980, devido a sérios problemas familiares, pela vida infeliz, cheia de brigas cotidianas dentro de casa, a forte dependência do pai pelo álcool e diversas doenças da mãe, resolveram tentar a solução indo a Universal, igreja que fora inaugurada recentemente no centro de São Paulo, mais precisamente na rua 25 de Março, 135, no bairro do Parque Dom Pedro II; essa decisão se deu após sua mãe ter assistido o programa de televisão “O Despertar da Fé”, apresentado pelo então jovem pastor Edir Macedo, transmitido pela extinta TV – Tupi/SP, vale ressaltar que foi nessa ocasião que pela primeira vez, depois de tantas tentativas frustradas, a esperança renasceu em sua família.

Com o passar dos meses, ao frequentarem assiduamente a igreja seu pai, libertou-se totalmente da dependência pela bebida e pelo cigarro, sua mãe que também fumava, além da libertação do vício, ficou livre da depressão, das doenças, do desejo pelo suicídio como bem das pertubações que a levavam a um estado de irritabilidade tão grande que por duas vezes tentara tirar a vida do Edson apertando uma faca contra sua garganta.

Quanto ao Edson, já não queria mais o suicídio, nem tão pouco odiava seu pai, o desejo de matá-lo deu lugar para o respeito e a admiração, não via mais vultos e nem ouvia vozes, todas essas aparições demoníacas findaram, afastou-se das más companhias, “amigos” usuários de drogas, delinquentes

envolvidos com furtos, pequenos roubos, arrombamentos de carros e casas.

Além das reuniões semanais de domingo, passou a frequentar aos sábados o grupo de jovem, a reunião dedicada a mocidade (hoje conhecida como Força Jovem Universal), lá foi convidado a integrar o conjunto vocal, chamado “Brilho Celeste”.

Tornou-se obreiro (voluntário que auxilia o pastor durante as reuniões), e foi justamente por crer em um chamado divino que aceitou entrar definitivamente para o quadro de aspirante de pastor, formado por jovens que eram selecionados ao destacarem-se como obreiros; era uma espécie de seminário prático, como um quartel onde eram discipulados por pastores mais experientes, que ensinavam tudo, desde como receber e atender as pessoas aflitas a realizar um culto com pregações e orações. Não muito após esse período foi elevado sucessivamente a evangelista, a auxiliar de pastor, titular e finalmente após casar-me em 1987 consagrado definitivamente pastor titular.

Atuou como pastor nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. Dirigiu e formou igrejas nas cidades de Cuiabá, Campo Grande, Dourados, Corumbá, Paranaíba, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, Cascavel e Curitiba até hoje.

Continua atuando como pastor, realizando reuniões semanais na Universal, prega em diversas denominações, realiza noivados, casamentos, velórios, apresentação de crianças, auxiliando pessoas que pedem orações e orientação espiritual.


Vida Pública

Sua entrada na política se deu no ano de 1997 ao ser convocado pelo conselho de Bispos e Pastores Evangélicos, disputando e vencendo as eleições a deputado estadual pelo Paraná em 1998, com 32.276 votos, sendo o segundo mais votado do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

No ano seguinte aceitou o desafio de migrar para o Partido Liberal (PL) afim de assumir a presidência do Diretório Estadual e da liderança do partido na Assembleia Legislativa. Como presidente formou mais de 150 novos diretórios e comissões provisórias municipais e em menos de 20 dias 8.000 novas filiações, totalizando a marca de mais de 20.000 filiados no Paraná. Foi reeleito deputado com 46.889 votos, sendo o mais votado do Partido Liberal (PL) em 337 dos 399 do estado .

Ajudou a fundar e instituir, em 2005, o Partido Municipalista Renovador (PMR), que posteriormente passou a se chamar Partido Republicano Brasileiro (PRB) no estado do Paraná, no qual permanece até hoje, e no ano de 2006 concorreu a reeleição a deputado vencendo com 35.725 votos. Como presidente estadual, implantou o PRB em mais de 150 cidades paranaenses e sucessivamente foi a reeleição em 2010 atingindo seu 4º mandato com 50.074 votos distribuídos em 392 municípios.

No ano de 2010, recebi 47.797 votos que consagraram ao 5º mandato de deputado estadual pelo PRB.


Destaques:

* Foi um dos primeiros deputados, durante o Governo Jaime Lerner, mesmo diante as pressões e retaliações políticas, a assinar e apoiar a proposta da instalação da CPI do Pedágio.

* Aliado e defensor do movimento popular CONTRA a VENDA da COPEL.

* Eleito vice-presidente e relator da CPI do Roubo de Cargas.

* Desde 1999 defensor e usuário do Software Livre e autor da Lei n°14.058 no Paraná.

* Eleito pela segunda vez, por unanimidade, a presidência do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa.


Membro titular das seguintes comissões:

* Comissão de Constituição e Justiça (CCJ),

* Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicações

* Comissão de Educação, Cultura e Esportes

* Comissão de Ecologia e Meio Ambiente

* Comissão de Ciência e Tecnologia

* Comissão de Orçamento

* Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz – ConPaz

* Comissão de Redação – Vice-Presidente

* Relator da Comissão Especial para Análise de Mudanças no Regimento Interno

.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria 
    do próprio parlamentar)

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Pastor Edson Praczyk
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação