PT
  • (41) 3350-4094
Renato Freitas

Renato Freitas nasceu na cidade de Sorocaba, no interior paulista. Sua mãe era retirante da cidade paraibana de Princesa Isabel que, fugindo da miséria e da violência, decidiu juntar-se à sua irmã mais velha que já morava em Sorocaba. Renato estava no ventre de sua mãe quando seu genitor foi preso e transferido para o Paraná. Sua mãe mudou-se para a Vila Macedo, em Piraquara. Renato experimentou em sua infância a realidade extrema da periferia brasileira: a violência, o trabalho infantil, o uso de entorpecentes e a falta de saneamento básico.

Aos onze anos, Freitas passou a estudar em Curitiba graças aos empregadores de sua mãe, que pagavam a sua passagem de ônibus. Em 1994, ao escutar uma fita de rap pela primeira vez, Renato afirma ter observado uma inédita coesão em seus pensamentos. Renato familiarizou-se com a rotina do centro de Curitiba, com os meninos infratores e seus hábitos. Aos catorze anos a família muda-se para Pinhais, município vizinho a Piraquara e Curitiba, pois seu irmão sofria ameaças em Piraquara. Em razão do fraco desempenho escolar causado pela baixa frequência, Renato concluiu o ensino fundamental através de supletivo. Enquanto cursava o ensino médio, seu genitor saiu da prisão e foi morto em seguida.

Renato começou a frequentar a Biblioteca Pública do Paraná durante o tempo que passava pelo centro de Curitiba. Ocasionalmente pegou gosto pelo xadrez e aos poucos começou a competir em torneios municipais, estaduais e nacionais. Observara, no entanto, que as pessoas que o cercavam, de classe média/alta, tinham prioridades muito diversas das suas, pois não precisavam ter um aguçado instinto de sobrevivência e não eram pressionados pelas necessidades imediatas. Isso o fez se apegar aos amigos da periferia que com ele compartilhavam o gosto musical, a raça e as dificuldades. Em 2004, após flertar com o crime e com o desencanto, Renato ingressou no curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Paraná (UFPR) mas evadiu do curso, pois os horários não o permitiam trabalhar. Em 2007, enquanto estudava, visando ingressar no curso de direito, Renato teve que lidar com o súbito assassinato de seu irmão, João, durante um assalto à empresa onde trabalhava.

Freitas é graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador na área de Direito Penal, Criminologia e Sociologia da Violência, já trabalhou na Defensoria Pública do Estado do Paraná e atuava como professor universitário e advogado popular. Mantém relação com seus amigos de infância e juventude. Alguns presos, sentenciados a mais de 50 anos de prisão, outros viciados em crack e uma minoria que, após o trauma da experiência no cárcere, apegou-se ao trabalho precarizado, braçal.

Renato possui uma filha chamada Aurora.

Educação, segurança e moradia são as principais bandeiras do Deputado: “Sou ciente do poder emancipador que a educação tem e desejo que essa transformação alcance todos e todas”, relata.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Renato Freitas
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação