Confira um resumo dos pronunciamentos na sessão desta terça-feira (14) Os deputados se revezaram na tribuna durante a sessão debatendo temas como as tarifas de ônibus de Curitiba e políticas de apoio aos autistas.

14/02/2017 17h02 | por Nádia Fontana e Jaime Martins
Direto da Tribuna

Direto da TribunaCréditos: Arte: Vinicius Leme/Alep

Direto da Tribuna

Autismo – O deputado Péricles de Mello (PT) destacou a importância da audiência pública que acontece nesta quarta-feira (15), a partir das 9 horas, no Plenarinho da Assembleia, e vai debater “A legislação sobre o autismo e sua regulamentação no Estado do Paraná”.  Ele discorreu sobre a programação (veja reportagem no site) e disse que todos estão convidados para a reunião. Segundo o deputado, os participantes vão apresentar propostas para agilizar a regulamentação e avançar neste tema de grande importância para toda a sociedade paranaense.

Educação – O líder do PT, deputado Professor Lemos, defendeu a classe dos professores e lembrou da assembleia realizada pela categoria no último sábado (11), quando foi aprovado estado de greve a partir do dia 15 de fevereiro, com paralisação dos professores em 15 de março. Ele disse que nesse período a categoria espera ter um diálogo com o Governo do Estado sobre a resolução que altera a distribuição de aulas e a hora-atividade. "Não pode prosperar essa resolução que fere o direito que está consagrado em leis estadual e federal."

Estradas – A realização de obras que vão resultar na implantação de redutores de velocidade em diversos pontos de rodovias que cortam a região de Cascavel, e registram inúmeros acidentes de trânsito, foi enaltecida pelo deputado Adelino Ribeiro (PSL). Ele citou casos de graves ocorrências verificadas em diversos trechos e agradeceu os esforços feitos pelo DER para assegurar a execução dessas obras. Destacou que essas medidas contribuirão com a segurança de todos que circulam por esses locais.

Transporte – A decisão do Tribunal de Contas que, através de uma medida cautelar, suspendeu o reajuste da tarifa do transporte coletivo de Curitiba, foi tema do pronunciamento do deputado Tadeu Veneri (PT). O parlamentar lembrou que as alegações do TC são as mesmas usadas em uma ação popular proposta por ele. Veneri se disse surpreso ao constatar que, apesar da decisão do TC, a Prefeitura não reduziu o valor. "Quando nós vimos essa decisão, entendíamos que o prefeito iria, imediatamente, determinar a redução até que se julgue a ação, e não foi isso o que aconteceu."