Declaração do IR pode beneficiar fundos da criança, adolescente e idosos Contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido a pastas de assistência social do estado ou município.

24/03/2021 16h53 | por Diretoria de Comunicação com assessoria parlamentar
Contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido a pastas de assistência social do estado ou município.

Contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido a pastas de assistência social do estado ou município.Créditos: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido a pastas de assistência social do estado ou município.

Segundo a Receita Federal, mais de 2 milhões de paranaenses devem declarar o Imposto de Renda em 2021. O que muitos contribuintes não sabem é que podem destinar parte do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente e também ao fundo da pessoa idosa dos seus municípios. Cada contribuinte pode designar até 6% do seu imposto devido antes das restituições (3% para os fundos da criança e adolescente e 3% para os fundos do idoso), e não paga nada a mais. 

O assunto foi tratado pelo deputado Reichembach (PSC) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná na sessão plenária. “No período da pandemia, os problemas sociais se acentuaram muito, então esta é uma possibilidade de impactar diretamente na sua comunidade com um recurso que será investido com segurança e transparência”, afirma Reichembach. A destinação destes recursos é fiscalizada pelo Ministério Público e demais entidades, como o conselho municipal e a própria entidade beneficiada.

Em 2020, os estados do Paraná e Santa Catarina juntos poderiam ter repassado cerca de R$ 674 milhões aos fundos sociais, porém apenas R$ 19,5 milhões foram destinados a estes grupos mais vulneráveis - menos de 3% do total. “É importante que os órgãos estaduais e municipais estimulem a campanha de destinação do imposto de renda aos fundos, e assim ajudarmos quem mais precisa”, ressalta Reichembach. 

As pessoas interessadas podem falar com seu contador, ou buscar mais informações no site da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda.

A declaração pode ser feita até 30 de abril.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação