Reichembach, primeiro contato com a política foi pelas ondas do rádio O deputado, que nasceu em Nova Esperança do Sudoeste, é o entrevistado do programa “Café com Política” da TV Assembleia.

01/07/2019 10h03 | por Nádia Fontana

Deputado Reichembach é o entrevistado do programa Café com Política desta terça-feira (02).Créditos: Dálie Felberg/Alep

As notícias sobre política, que chegavam até o Sudoeste do Paraná através do rádio colocado em cima de um toco de madeira na lavoura cultivada ao lado do pai e dos irmãos, já chamavam a atenção do menino Wilmar Reichembach – o deputado Reichembach (PSC). “Meu pai (seu Doralino) gostava de política e juntos acompanhávamos o noticiário, as apurações das urnas na época das eleições. O radinho de pilha era levado para a roça e ficávamos escutando, nos informando sobre os acontecimentos”, conta o parlamentar em entrevista ao programa “Café com Política”, da TV Assembleia, que vai ao ar nesta terça-feira (02) após a sessão plenária, que tem início às 14h30.

Naquela época, ele nem imaginava que poucos anos depois iria começar a construir uma trajetória vitoriosa na política paranaense, iniciada com a disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. Depois, foi vice-prefeito da cidade, prefeito e acabou sendo eleito deputado em 2014, na primeira vez que concorreu para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Hoje, no segundo mandato parlamentar, lembra que quando morava em sua terra natal, Nova Esperança do Sudoeste, a vida era simples, de muito trabalho, plantando milho e feijão. “À noite, estudava num colégio perto do sítio. O meio de transporte era o cavalo”, comenta. Para pagar a mensalidade do antigo ginásio, trabalhava nas propriedades dos vizinhos.

Conquistas – Logo, surgiu a oportunidade de morar em Francisco Beltrão, onde deu continuidade aos estudos, participou da política estudantil, de movimento populares, conquistou dois diplomas de ensino superior (em Economia Doméstica e Ciências Econômicas), virou empresário e ingressou na vida pública. “No começo nem gostava de falar em público”, observou. O deputado cita como um dos momentos marcantes de sua gestão como prefeito a criação do curso de Medicina, que já vai formar a segunda turma: “Essa faculdade é muito importante para a região Sudoeste”.

Segundo filho de uma família grande, formada por mais sete irmãos, Reichembach disse que cultiva a simplicidade, hábito construído com a convivência familiar. Todas as semanas percorre os mais de 500 quilômetros que separam sua região da Capital do estado para estar próximo dos municípios e dos cidadãos que representa. “A dedicação e a sinceridade são essenciais para um político. E esse contato com as pessoas, as conversas com o povo, são fundamentais”, frisa.

Saudade – Ele revela ainda que gosta das festas promovidas pelas comunidades do interior, uma oportunidade para reencontrar as pessoas, os amigos, trocar ideias, avaliar o trabalho. E cita a canção “Saudade da Minha Terra”, a sua preferida, que parece resumir os sentimentos em relação a vida, a região que representa na Alep. A música, gravada por vários interpretes, é uma verdadeira poesia sobre o dia a dia da vida no campo.

Na entrevista, um bate-papo descontraído, o deputado Reichembach garante que até hoje o rádio é o veículo de comunicação que considera o mais importante; fala também sobre a admiração pela mãe, dona Helena, que está com 93 anos e mora no sítio da família; de futebol (seu time do coração é o Internacional); sobre as caminhadas que o levaram até o cume do Morro do Anhangava e das cavalgadas pelo Sudoeste. Na avaliação do deputado, para tudo devemos ter um equilíbrio. “Saúde, família, trabalho, espírito, são pilares que precisam ser cuidados”, recomenda.

O programa – O “Café com Política” é uma conversa informal com os deputados, focado nas bandeiras que defendem no Legislativo e ênfase nas experiências que os levaram ao Parlamento. Cotidiano, rotina, as viagens para as bases eleitorais e o dia a dia dividido entre a família e os assuntos políticos são a temática principal.

Ao vivo – Dentro da programação da TV Assembleia o telespectador pode assistir também ao Política Total; o Economia em Debate; o Espaço da Cidadania; o Cursos e Concursos; o Boletim Assembleia; e a Coletiva do Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná.

Além disso, são transmitidas ao vivo as sessões plenárias, reuniões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), audiências públicas e cerimônias solenes. Minutos antes das sessões plenárias, são realizados links ao vivo das entrevistas dos repórteres com os deputados, participantes e homenageados.

O Café com Política com o deputado Reichembach que vai ao ar nesta terça-feira também poderá ser conferido no canal do Youtube do Legislativo no link: https://bit.ly/2IS2oGL.