PSD
  • (41) 3350-4091
Pedro Paulo Bazana

Pedro Paulo Bazana, ou apenas Bazana, como é conhecido, nasceu em Arapongas, em 06 de outubro de1967. Filho de Duvilio Bazana e Rosa Campassi Bazana, é o caçula de 3 filhos: o mais velho Homero Gustavo Bazana e Marco Antônio Bazana.

Teve uma infância humilde e começou a trabalhar aos 8 anos de idade como engraxate, e ainda criança, também vendeu salgados na rua, foi sorveteiro, trabalhou em fábrica de pipoca e aos 13 anos, teve seu primeiro registro em carteira, em um armazém de cereais, trabalhando como empacotador.

Aos 18 anos, serviu ao exército, e quando retornou, foi empregado em uma agência bancária, onde conheceu a esposa Marisa, com quem está casado há 28 anos.

Se formou em administração pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) em 1993 e fez pós-graduação em Marketing e Desenvolvimento Gerencial.

Após algum tempo de trabalho no banco, decidiu ser um profissional liberal e iniciou a venda de produtos para a construção civil.

A militância na área social começou quando entrou para o Lions Clube Arapongas. Depois de dois anos desenvolvendo trabalhos junto ao Clube de Serviço, Bazana foi convidado a assumir a presidência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Arapongas.

Desafio aceito, lá ele pôde conhecer o dia-a-dia dos profissionais que estão dentro das APAES e não satisfeito com isso, foi conhecer a realidade das famílias de cada aluno.

Encontrou muita miséria, pobreza, famílias desestruturadas e então decidiu fazer um grande trabalho para a melhoria da qualidade de vida dos alunos e suas famílias.

Hoje, a luta pela causa da pessoa com deficiência já dura 18 anos. Em 2011, foi indicado para ser vice-presidente da Federação das APAES do Paraná e seguiu no cargo por três mandatos, com indicação para ser presidente. Atualmente, Bazana atua como diretor social da Federação.

De 2013 a 2016, foi vice-prefeito de Arapongas. Candidato a deputado estadual, Bazana obteve 21.145 votos no último pleito.

Em 08 de novembro de 2021, tomou posse para seu primeiro mandato como deputado estadual, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o convocou como suplente para assumir a cadeira de parlamentar.

No dia da posse, em um discurso emocionado, Bazana relembrou a infância simples e as dificuldades que enfrentou para chegar até aqui. “Um dia, ainda menino, fui engraxate e hoje ocupo uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná”, destacou.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Pedro Paulo Bazana
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação