Assembleia debate precarização da saúde em audiência pública

07/04/2014 13h08 | por Rodrigo Rossi
Assembleia Legislativa do Paraná.

Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Assembleia Legislativa do Paraná.
O Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta segunda-feira (7), foi marcado por uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa, conforme iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD), com a participação dos deputados Dr. Batista (PMN), Anibelli Neto (PMDB), Tercílio Turini (PPS) e do ex-deputado Gilberto Martin (PMDB), que também foi um dos proponentes da audiência. Entidades como a Associação Médica do Paraná, Associação Médica Brasileira, Sindicato dos Médicos do Paraná, membros do Conselho Regional de Medicina (CRM-PR) e da Frente da Saúde e Cidadania também estiveram na reunião.

O objetivo, segundo Leprevost, era o de protestar por melhores condições de atendimento à população, além da valorização da categoria médica. “A saúde pública brasileira está na UTI. São filas em hospitais, desrespeito ao profissional médico. Isso é preocupante, pois quem sofre é o paciente. Estamos hoje aqui cobrando, portanto, melhorias e mais investimentos em saúde, especialmente do governo federal”, disse o parlamentar.

Entre outros pontos, foram destacados na audiência os resultados dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Planos de Saúde, concluídos recentemente no Legislativo. De acordo com o presidente da Associação Médica do Paraná, João Carlos Baracho, o trabalho da comissão na Assembleia apontou 16 itens a serem melhorados na relação entre médicos, operadoras de planos de saúde e usuários. “Estes apontamentos foram importantes para a valorização dos médicos, com a devida fiscalização de órgãos competentes em relação aos valores pagos aos profissionais, diante das altas cobranças dos planos feitas aos usuários”, lembrou Baracho.

Na opinião do deputado Dr. Batista, outro assunto de extrema relevância diz respeito ao investimento de 10% do orçamento da União na área da saúde. “Com a aplicação destes recursos, a exemplo de Estados e Municípios, a União vai ajudar em muito o Sistema Único de Saúde. Aí sim poderemos chegar a um atendimento de excelência”, afirmou.

Para Gilberto Martin, que também é médico e já foi secretário de Estado da Saúde, a audiência é um posicionamento do Poder Legislativo em relação à precarização da relação entre médicos, pacientes e governos. “Além de tratarmos sobre os desdobramentos da CPI, com a solicitação de melhor fiscalização da relação entre médicos e planos de saúde, debatemos aqui a situação dos SUS e caminhos para melhorias no atendimento à população”.

Ouça o Podcast relacionado







Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação