A Assembleia Legislativa aprovou nesta segunda-feira (14) requerimento do deputado Chico Brasileiro (PSD) solicitando ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, a urgente publicação da Portaria de reconhecimento do estado de emergência decretado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, em função dos estragos causados pelo temporal de granizo do último dia 7 de setembro. O reconhecimento ministerial é o primeiro passo para a liberação dos recursos do FGTS aos flagelados da tragédia da semana passada.
“Os moradores de Foz do Iguaçu tiveram grandes prejuízos e necessitam desse apoio para que possam recuperar minimamente as perdas materiais”, afirmou Chico Brasileiro. “As pessoas não perderam apenas as telhas de suas casas; elas perderam móveis, utensílios domésticos, roupas, entre tantas outras coisas”, completou. “Então, é importante o Ministério da Integração publicar a Portaria para que a Caixa Econômica Federal efetivamente possa conceder esse direito às famílias mais necessitadas”, explicou.
Escolas– Chico Brasileiro também apresentou requerimento solicitando o apoio financeiro da Secretaria Estadual de Educação (SEED) para a recuperação das cinco escolas estaduais atingidas pelo temporal de granizo. São elas: Três Fronteiras, Juscelino Kubistchek, Dobrandino, Almirante Tamandaré e Manoel Pereira Pena. Os danos nessas unidades já estão estimados no Decreto de estado de emergência. “É urgente que a gente faça um grande mutirão em favor da imediata liberação de recursos para o retorno à sala de aula dos sete mil que estudam nessas escolas”, defendeu.
*Confira mais notícias sobre a Assembleia Legislativa do Paraná no Facebook.