Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Contra os agrotóxicos, Elton Welter defende sistema de produção agroecológica

Ao destacar que o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos na atualidade – cerca 5,2 litros ao ano, por habitante – o deputado Elton Welter (PT) defendeu na Assembleia Legislativa que sejam dados incentivos à implantação de um sistema de produção agroecológica e orgânica na agricultura familiar do Paraná. Autor de um projeto de lei que justamente propõe a adoção do modelo alternativo, o parlamentar destaca que “quando se trata da questão do consumo de alimentos ‘limpos e saudáveis’, temos a necessidade de trabalhar sobre os impactos negativos dos agrotóxicos, prejudiciais à saúde do consumidor e do trabalhador da agricultura”.
De acordo com o projeto de Welter, considera-se sistema de produção agroecológica a proposta de agricultura que seja socialmente justa, economicamente viável, ecologicamente sustentável e que englobe formas de produção orgânica, biodinâmica ou outros estilos de base marcadamente ecológica. Pela proposta do parlamentar petista, o Governo do Estado deverá definir políticas de estímulo para a adoção dos modos agroecológicos e orgânicos de produção, valendo-se de instrumentos diversos, como prestação de assistência técnica e extensão rural pública; desenvolvimento de pesquisa agroecológica; comercialização de produtos agroecológicos – inclusive com apoio a feiras especializadas; processos de certificação de qualidade; definição de linhas de crédito rural específicas; além de ações voltadas à educação para o consumo responsável, entre outras medidas.
A iniciativa de Elton Welter prevê também que a adesão das prefeituras municipais ao sistema deverá ser articulada pelos órgãos competentes do Governo do Estado, de forma que a produção agroecológica dos municípios seja de fato incentivada e corretamente aproveitada. Estes sistemas de produção deverão ter ainda prioridade entre as políticas públicas formuladas para o setor.
Veneno – Elton Welter destaca que o cineasta brasileiro Sílvio Tendler lançou recentemente um documentário sobre os impactos dos agrotóxicos, intitulado “O veneno está na mesa”. O filme, segundo o deputado, “mostra o perigo a que se está exposto por conta do emprego de agrotóxicos na agricultura, e como este modelo beneficia as grandes transnacionais do veneno, em detrimento da saúde da população”. O filme faz parte de um conjunto de materiais produzidos pela Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação