O deputado Gilberto Martin (PMDB) solicitou nesta terça-feira (8) alterações no sistema de cobranças da Sanepar. A primeira para que a estatal passe a realizar a cobrança no valor exato que consta no hidrômetro. Atualmente a empresa cobra um valor aproximado com base na média de consumo das residências. O segundo ponto diz respeito às taxas de coleta e tratamento de esgoto.
“Hoje sabemos que muitas pessoas deixam de fazer as ligações corretas no sistema de esgoto para não ter que pagar a taxa mensal para a Sanepar. Com a redução desta tarifa, além de óbvia economia para a população, certamente teríamos uma ampliação natural no número de residências com ligação de esgoto”, explicou Martin.
Com as indicações parlamentares o deputado espera reduzir a conta final para o consumidor e ampliar o número de residências com ligação e tratamento de esgoto. “Todos ganham com esta perspectiva. O cidadão economizará e terá recursos para investir em outros bens de consumo, girando a economia. Do outro lado, o meio ambiente sai vitorioso”, completou o deputado.