Elton Welter
www.welter.org.br/
Jovem e experiente, Elton Welter é vocacionado para a vida política. Filho de pequenos agricultores, oriundos do Rio Grande do Sul, nasceu na comunidade de Linha Floriano, em Toledo, em 23 de novembro de 1968. É casado com a professora universitária Nelsi Kistemacher Welter, com quem tem uma filha, Ellen.

Foi trabalhando na lavoura com os pais e estudando a noite que formou-se Técnico em Agropecuária pelo Colégio Estadual Presidente Castello Branco e depois em Filosofia pela UNIOESTE, ambos em Toledo. Na universidade, estudando as correntes do pensamento político conheceu o Partido dos Trabalhadores e aprofundou seus estudos sobre o socialismo, construindo sua trajetória política baseada na solidariedade, na defesa da ética, do meio ambiente e da pessoa humana, fazendo de sua atividade política uma ferramenta de transformação social. Posteriormente especializou-se em Desenvolvimento Regional na mesma universidade.

Foi assessor parlamentar do primeiro vereador eleito pelo PT em Toledo,  Aldeni Araújo, de 1993 a 1996. Nesse ano, Welter é eleito vereador e em 2000 é reeleito com expressiva votação. Foi destaque regional na condução de seu mandato, o que proporcionou as bases de sua vitória nas eleições para deputado estadual de 2002.

Com um mandato marcado pela defesa da agricultura familiar, pela interlocução dos interesses da sociedade com o Estado e pelas proposições legislativas de grande relevância para o Paraná, consolidou sua reeleição para o segundo mandato de deputado estadual em 2006, ampliando sua votação, o que consolida a convicção de estar no caminho certo. A articulação política com as forças sociais do Paraná, o trânsito fácil com as lideranças estaduais e nacionais e o respeito adquirido pela atuação firme e propositiva são as marcas do segundo mandato.  

Em sua atividade parlamentar na Assembleia ocupou diferentes espaços de destaque tais como, lider da bancada do PT, Presidente do Bloco Agropecuário, representante do PT nas Comissãoes de Constituição e Justiça, Meio Ambiente, Agricultura e 3º Secretário da Mesa Diretora da Casa.

Em janeiro de 2013, assumiu como titular uma cadeira no Legislativo paranaense, deixada pelo deputado Augustinho Zucchi (PDT), que assumiu a prefeitura de Pato Branco.

* (As informações contidas no perfil do deputado são de responsabilidade da assessoria do próprio parlamentar)

Veja mais notícias de Elton Welter
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação