A Assembleia Legislativa aprovou requerimento apresentado pelo deputado Caíto Quintana (PMDB) que propôs uma moção de apoio ao projeto de lei 7.123/2010, em trâmite na Câmara Federal, que dispõe sobre a Estrada Parque Caminho do Colono. O projeto foi apresentado pelo deputado federal Assis do Couto (PT/PR) e, segundo ele, o objetivo é criar uma estrada ecologicamente sustentável dentro do Parque Nacional do Iguaçu.
Fechada há dez anos, por decisão judicial, a Estrada do Colono, de 17,6 quilômetros, ligava as regiões Oeste e Sudoeste do Estado. Segundo a assessoria do deputado federal petista, o projeto estabelece que a reabertura da estrada deverá ser precedida de estudos de impacto ambiental e incluir facilitadores de passagem para a circulação dos animais. A pavimentação deverá ser feita com blocos de basalto, sendo vedado o asfaltamento de qualquer parte do percurso.
O texto também exige, como pré-requisito, a instalação de guaritas para controle do acesso de veículos, que seriam limitados a carros de passeio, camionetes e coletivos para transporte de turistas. Permite-se, no entanto, a circulação de veículos do Exército.
Ouça o Podcast relacionado