Confira um resumo dos pronunciamentos dos deputados na sessão de terça-feira (30) A nomeação de novos agentes penitenciários e o crescente desmatamento da Mata Atlântica motivaram algumas das manifestações em Plenário.

30/05/2017 17h34 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana.
Direto da Tribuna.

Direto da Tribuna.Créditos: Arte: Vinícius Leme.

Direto da Tribuna.

Governo – O deputado Requião Filho (PMDB), primeiro orador a falar na tribuna na sessão de terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), criticou recentes manifestações de parlamentares que têm destacando em Plenário investimentos feitos pelo Governo do Estado em várias áreas. “Mas o que vem fazendo o Governo pela Educação? ”, perguntou. Em seguida ele recordou ações realizadas pelo ex-governador Roberto Requião e citou inúmeros exemplos de programas desenvolvidos naquela gestão, entre eles o da distribuição de livros didáticos, o que implantou televisores em sala de aula e o que criou as bibliotecas cidadãs.  Também falou sobre programas da época que reduziram impostos e, consequentemente, o custo de vida dos paranaenses, enaltecendo conquistas do Governo Requião.

 

Governo II – Usando o espaço da Liderança do Governo, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) rebateu as alegações do deputado Requião Filho (PMDB), apresentando algumas ações bem-sucedidas do Governo Beto Richa, como o Paraná Competitivo, que atraiu mais de R$ 40 bilhões em investimentos e gerou centenas de empregos no estado. Falou também do sucesso do programa Família Paranaense, que combate à pobreza dando auxílio às famílias em vulnerabilidade. "Todo governo tem pontos positivos e negativos e temos que ter a coragem de apresentar essas ações", disse Romanelli, convidando os demais deputados da base governista a usar semanalmente a tribuna para falar das boas ações do Governo. Usou o espaço ainda para esclarecer o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) sobre o programa Meta 4, inclusive entregado respostas enviadas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e manifestando-se favoravelmente à aprovação de requerimento apresentado pelo parlamentar democrata.

 

Débitos – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), falou sobre o projeto discutido nesta terça-feira (30) na Comissão de Finanças e Tributação, que concede remissão de débitos das companhias de desenvolvimento municipais para com o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), e com os ativos provenientes do processo de saneamento e privatização do Banco do Estado do Paraná, geridos pela Agência de Fomento do Paraná. Informou que fez um pedido de diligência sobre a matéria e, em seguida, apresentou questionamentos sobre a proposta, inclusive em relação à constitucionalidade da iniciativa, que é de autoria dos deputados Luiz Claudio Romanelli e Alexandre Curi, ambos do PSB.

 

RodoviaO deputado Cobra Repórter (PSD) parabenizou o Governo do Estado pela duplicação da rodovia PR-445 no trecho que corta a cidade de Londrina. O deputado afirmou que essa estrada era conhecida como "rodovia da morte", devido ao grande número de pessoas que morreram em acidentes. Disse que o próximo passo é pensar em melhorias no trecho que liga Londrina até Guaravera e depois até Mauá da Serra. Aproveitou o espaço para rebater o comparativo entre os governos Requião e Beto Richa, feito pelo deputado Requião Filho. "Ele está certo em defender o governo do pai dele. Mas a população fez o comparativo nas urnas em 2014 sobre qual era o melhor governo". 

 

Manifesto – O deputado Péricles de Mello (PT) destacou a reunião realizada na última segunda-feira (29), na Assembleia, e que contou com a participação de diversos parlamentares, com a finalidade de debater a campanha por convocação de eleições diretas para presidente da República. Ele também leu um manifesto elaborado pelo grupo. Informou que estão colhendo assinaturas dos deputados e convocou todos para uma nova reunião, quando retomarão o debate sobre “o agravamento da crise política”. Ele explicou que a proposta do movimento é atuar em conjunto com organizações da sociedade e preparar atos públicos aqui no estado.

 

Viaturas – O deputado Luis Corti (PSC) manifestou a satisfação dos prefeitos do Paraná com a atual administração estadual, fato constatado nas visitas que têm feito aos municípios, sendo 20 somente na última semana. Disse que são muitos os convênios assinados com a administração estadual, como os mais de R$ 30 milhões liberados na última segunda-feira (29). Revelou também que nos próximos dias o Governo irá entregar viaturas policiais para os 399 municípios do Paraná.  

 

Mata Atlântica – O deputado Rasca Rodrigues (PV) usou a tribuna para manifestar seu inconformismo e tristeza com os dados revelados pelo relatório da Fundação SOS Mata Atlântica, que mostram a situação de desmatamento da Mata Atlântica, referentes ao período de 2015 a 2016. Segundo ele, o estudo aponta o desmatamento de 29.075 hectares nos 17 estados do bioma Mata Atlântica – representando aumento de 57,7% em relação ao período anterior (2014-2015), referente a 18.433 hectares. “É com muita tristeza que registramos essa situação. No Paraná o desmatamento voltou a crescer... E esse patrimônio dificilmente será recuperado”, lamentou. “Nós temos muito a avançar nas terras abertas. Por quê derrubar araucárias? ”, indagou, ao citar dados que mostram que a destruição se concentra na região das araucárias, espécie ameaçada de extinção, com apenas 3% de florestas remanescentes.

 

Ensino superior – O deputado Plauto Miró Guimarães (DEM) falou sobre a “Carta de Londrina”, divulgada recentemente pelas instituições de ensino superior estaduais, na qual as universidades questionam decisões do Governo do Estado, em especial a entrada no sistema Meta 4 RH-Paraná. “Estou apresentando um requerimento para esclarecer as dúvidas e os questionamentos que estão sendo feitos”, disse. Ele reiterou que as universidades estaduais se posicionaram contra essa determinação do Executivo, para a utilização do sistema Meta 4 para a gestão de recursos humanos.

 

Agente penitenciário – A nomeação de novos agentes penitenciários será solicitada, por meio de requerimento ao Governo do Estado, pelo deputado Delegado Recalcatti (PSD). O deputado lembra que já existem profissionais aprovados em concurso, que vence no próximo dia 5 de julho, e por isso devem ser contratados de imediato. Recalcatti disse ainda que a falta de agentes penitenciários faz com que policias civis tenham que fazer o serviço, deixando de cumprir a real função que é a de investigar e solucionar os crimes.  

 

Agente penitenciário II – O deputado Marcio Pacheco (PPL) também cobrou providências do Governo para a convocação e nomeação dos agentes penitenciários. Disse que a situação mais grave é de 45 profissionais que foram convocados e já realizaram o curso de formação, mas que ainda não foram nomeadas. Disse que o Governo está contratando agentes através de Processo Seletivo Simplificado (PSS), o que comprova a necessidade de profissionais para a área. Lembrou que são 600 aprovados em concurso que aguardam convocação e que o término deste chamamento é em 5 de julho.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação