Confira um resumo dos pronunciamentos dos deputados na sessão desta segunda-feira (22) Desdobramentos da Operação Lava Jato e a grave crise política instalada no país dominaram os pronunciamentos durante a sessão plenária.

22/05/2017 17h38 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana.
Direto da Tribuna.

Direto da Tribuna.Créditos: Arte: Vinícius Leme.

Direto da Tribuna.

Segurança pública – O deputado Delegado Recalcatti (PSD) chamou a atenção para a necessidade de investimentos em toda a estrutura da Polícia Civil do estado, “que precisa contar com o aumento do efetivo e de novos equipamentos”. Segundo ele, é preciso realizar, com urgência, concursos públicos para o preenchimento de vagas em várias carreiras, entre elas as existentes para escrivães e papiloscopistas.  Ele fez ainda um breve balanço de fugas registradas em várias delegacias de polícia do estado, que “se transformaram em verdadeiras casas de custódia”.

 

Futuro – O deputado Guto Silva (PSD) usou a tribuna para fazer um balanço da atual situação política e econômica do país e a preocupação das pessoas, que se perguntam sobre como ficará o futuro. Disse que "ficou evidente a fragilidade do Judiciário" ao manter livre os empresários da JBS em troca do pagamento de uma multa, considerada de valor irrisório se comparado ao faturamento do grupo. Ressaltou que o "caminho será doloroso, mas temos que defender as conquistas históricas e preservar a democracia". Para o deputado, essa caminhada não deverá ser feita por partidos ou instituições e sim pelos brasileiros. 

 

Futuro II – O líder da Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), também comentou fatos mostrados através de delações premiadas divulgadas recentemente, que ainda estão sendo investigados pela Justiça e envolvem a operação Lava Jato e o grupo empresarial JBS. Ele expressou sua preocupação com as inúmeras repercussões das situações que vem sendo denunciadas e o que representam para o futuro do país.  Na avaliação dele, existem hoje muitos interesses permeando este cenário: “Um deles é o que aponta para a necessidade de eleições diretas”, frisou.

 

Política – O deputado Stephanes Júnior (PSB) afirmou que o presidente Temer passa por um processo de desgaste e está numa situação fragilizada. Lamentou o quadro atual, pois considera que as reformas que estão sendo propostas pelo Governo Federal são necessárias para o desenvolvimento do país. Criticou o fato dos sócios da JBS estarem soltos, após admitirem diversos atos de corrupção, e "saírem do processo sem punição, pagando uma multa de valor simbólico", pois segundo o deputado, o valor da multa foi recuperado pela empresa em uma única operação de compra de dólares. 

 

Política II – O valor da multa paga pelos empresários da JBS em acordo com a Justiça também foi criticado pelo deputado Felipe Francischini (SD). O deputado disse que, após esse acordo da JBS, chegou à conclusão de que “o crime compensa”, e criticou o acordo que considerou que foi feito de "modo esdrúxulo”. Afirmou ainda que “não se pode continuar nesse rumo de fazer acordo para livrar empresários. O fim da impunidade tem que ser para ambos, corruptores e corruptos". 

 

Movimento paranista – O deputado Rasca Rodrigues (PV) destacou o vídeo divulgado pelo senador Álvaro Dias no fim de semana, no qual ele anuncia que está se filiando a uma nova sigla que começa a se estruturar no país, a “Podemos”.  “Neste cenário que vivenciamos hoje no país o senador Álvaro Dias representa um dos nomes que pode trazer as soluções que o país precisa”, afirmou. “Ele é do Paraná e com o apoio de várias siglas pode ser quem vai nos unir num movimento paranista. É um grande nome, respeitado por todos, teve suas atuações públicas sempre muito bem avaliadas e pode mostrar valores que a população quer ver na política”, acrescentou. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação