Confira um resumo dos pronunciamentos dos deputados na sessão plenária desta segunda-feira (3) Diversos temas provocaram os pronunciamentos dos deputados, a começar pela defesa da nomeação de novos agentes para a segurança pública.

03/07/2017 17h15 | por Jaime S. Martins e Nádia Fontana.
Direto da Tribuna.

Direto da Tribuna.Créditos: Arte: Vinícius Leme.

Direto da Tribuna.

Segurança pública – O deputado Delegado Recalcatti (PSD) falou nesta segunda-feira (3), durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, sobre as notícias que recebeu dando conta da possibilidade das nomeações de novos agentes públicos para a polícia civil e também para a polícia militar. Disse que 49 delegados, que estão aguardando para assumir as funções, devem ser nomeados em breve. “A contratação dessas pessoas pouco representaria, em termos de custos, para o Estado”, observou. O parlamentar voltou a fazer um comparativo do quadro deficitário de funcionários do setor de segurança pública com o cenário de contratações autorizado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), diante de projetos recentemente aprovados pelo Legislativo.

 

Congresso – O deputado Doutor Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública da Alep, falou de sua participação, ao lado de diversos médicos e professores, no Congresso de Gastroenterologia ocorrido em São Paulo. Destacou a importância da presença de diversos médicos paranaenses no evento, o que considerou fundamental, devido ao avanço da tecnologia na realização de cirurgias em "processos cada vez menos invasivos". Reforçou também a necessidade de realizar exames preventivos para evitar doenças graves, como o câncer.

 

Justiça eleitoral – O deputado Luís Corti (PSC) usou o espaço da tribuna para agradecer aos prefeitos, vice-prefeitos e representantes dos municípios paranaenses que participaram da reunião que aconteceu na manhã desta segunda-feira (3), na Alep, na qual foi mais uma vez discutida a possiblidade de extinção de zonas eleitorais no estado. Ele agradeceu também as presenças dos deputados estaduais e federais e das autoridades da Justiça eleitoral, entre elas, a do desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TER-PR). E falou sobre todas as medidas que estão sendo encaminhadas para evitar a redução do número de zonas eleitorais (leia matéria no site).

 

Decisões – O deputado Tadeu Veneri (PT), líder da Oposição, usou a tribuna para falar das decisões recentes do STF sobre a soltura do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures e a autorização para que o senador Aécio Neves retomasse as atividades no Senado. Lembrou que no passado, em situação semelhante à do senador mineiro, o senador Delcídio Amaral foi afastado do cargo de senador e preso. Também criticou a decisão do ministro Edson Fachin, que liberou Rocha Loures da cadeia, embora recentemente tivesse mantido presa uma mulher que furtou chicletes e pasta de dente, em valores de quase R$ 70,00. Nessa linha, o deputado cobrou coerência nas decisões do STF.

 

Reajuste – O deputado Professor Lemos (PT) falou sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que está em debate na Assembleia, e será discutida nesta terça-feira (4), durante reunião da Comissão de Orçamento. Segundo o parlamentar, dois artigos do projeto do Poder Executivo, que segundo ele impedirão a reposição salarial do funcionalismo em 2018, precisam ser alterados. Lembrou que a LDO deste ano já trazia artigos semelhantes, o que impossibilita que servidores do Executivo recebam um aumento salarial adequado em 2017. “Não será feita a reposição da inflação”, alertou, lembrando que isso representa uma perda significativa para os funcionários públicos. Ele também discorreu sobre a importância das universidades estaduais, que desenvolvem um grande volume de pesquisas, e têm papel fundamental na formação dos estudantes. Disse que o custo de cada acadêmico não é o que está sendo divulgado pela imprensa, porque o cálculo feito foi equivocado. Conforme Lemos, foram usados apenas dados de formandos e de gastos de hospitais universitários, por exemplo, para estabelecer o gasto com cada estudante.

 

Liderança – O deputado Marcio Nunes usou a tribuna pela primeira vez como líder do PSD na Assembleia. Ele agradeceu o apoio dos companheiros de partido que o escolheram para a função. Frisou que o PSD, apesar de ser um partido novo, é a sigla que mais cresce no Paraná, e que tem um grande projeto para as eleições de 2018. Destacou também a sua participação, no último domingo (2), na posse do novo prefeito de Guaraqueçaba, Ariad Júnior (PMDB).

 

Universidades – Em seu pronunciamento o líder do Governo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), destacou os investimentos feitos pelo Governo do Paraná nas universidades estaduais, especialmente com a ampliação dos cursos de pós-graduação (de especialização, mestrado e doutorado) ofertados. “No último ano foram dobrados os investimentos em ensino superior”, frisou. Informou que, neste ano, serão aplicados mais de R$ 2 bilhões – de acordo com o Orçamento público – em todas as instituições estaduais. Disse entender que o custo do aluno para o estado do Paraná é alto, mas que há necessidade de investir em educação. Lembrou ainda que mais de 90% dos professores das universidades são mestres e doutores. Romanelli também enalteceu a reinauguração Teatro Ouro Verde, de Londrina, com os investimentos feitos pelo Estado, e assinalou a importância desse patrimônio histórico.

Universidades II – Usando o horário da Liderança da Oposição, o deputado Tercílio Turini (PPS) também abordou a questão das universidades estaduais, pois considera "importante continuar o debate". Disse que foi com muito orgulho que se formou em Medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também trabalhou como professor e médico no Hospital Universitário. O deputado relatou que ficou "aborrecido com as informações divulgadas sobre o custo dos alunos", de modo a confundir a opinião pública, e lembrou que as universidades são instituições de vida longa. Disse que o Estado deveria ser sempre o primeiro a cuidar destas instituições fundamentais, sem permitir que fossem sucateadas.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação